Anunciado curso de capacitação para ACS e ACE

2277

Durante reunião que marcou o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e Combate às Endemias, realizada pela Frente Parlamentar em Defesa destas categorias, na sexta-feira, 02/10, o governo federal anunciou que será lançado em dezembro o curso técnico para uma melhor capacitação destes profissionais. O curso, que deverá ser realizado a distância a partir de março de 2021, é uma reivindicação antiga da categoria.

Sobre o reajuste da categoria em 2021, o coordenador da Frente, deputado federal Leonardo Ribeiro, assegurou que, como o mesmo já foi aprovado de forma escalonada na lei de 2018 (13.708/18), está garantido, apesar do congelamento do salário dos servidores. Pela lei, o piso passará de R$ 1.400 para R$ 1.550 em janeiro do próximo ano.

De acordo com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, o curso deverá atingir 370 mil agentes em todo o país. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Grade curricular

A grade curricular do curso técnico de 1.200 horas já está pronta. O curso será ministrado nos próprios municípios sendo metade à distância (EAD) e metade presencial. Os conteúdos serão disponibilizados em plataformas digitais, podendo ser baixados e acessados mesmo na falta de internet.

O curso terá duração de seis a oito meses e será realizado através de parcerias com Sebrae, Enap, Conass e Conasems, além dos governos estaduais e prefeituras.

Dentro da grade curricular do curso, já disponibilizada no portal do Ministério da Saúde, é possível identificar alguns dos conteúdos que serão ministrados nas áreas do cuidado com crianças, adultos, jovens, idosos e doenças crônicas. Também está prevista a habilidade dos ACS para aferição de glicemia, pressão arterial e curativos, conforme dispõe a Lei Nº 13.595 que aborda sobre a reformulação das atribuições dos profissionais ACS e ACE.

Confira Aqui matriz curricular – ACE – Diretrizes e orientações para a formação CURSO TÉCNICO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM ÊNFASE NO COMBATE ÀS ENDEMIAS 

Confira Aqui matriz curricular – ACS – Diretrizes e Orientações para a Formação CURSO Técnico em Agente Comunitário de Saúde

11 COMENTÁRIOS

  1. quero fazer estes cursos técnico como agente de edemias ou melhor área da vigilância ambiental. isso nus agrega valores e conhecimento como um profissional técnicos.

  2. Muito bom…
    Por mim começaria hoje…
    Ajuda muito o nosso desempenho e principalmente ajuda as pessoas menos favorecidas dos interiores onde o acesso as UBS são distantes como é o caso da minha área …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here