GDI, ascensões funcionais e férias são pauta de reunião com entidades sindicais na SESA

Grupo de servidores do nível médio da saúde do Estado que receberam GDI do nível elementar(R$ 600,00) devem passar a receber gratificação de R$900,00 já na folha de julho.

O Sindsaúde Ceará, junto ao @sindicatodosenfermeirosce, @sindiodontoce, @sinfarce e @sasecce, participaram nesta segunda-feira, 13/07, de uma reunião com o secretário da saúde, Carlos Roberto Cabeto. Em pauta, as ascensões funcionais, as férias e o pagamento da GDI – Gratificação por Desempenho Institucional.

O Sindsaúde questionou o secretário sobre o pagamento da GDI. É que muitos servidores do nível médio do Estado receberam a gratificação no valor destinado ao nível elementar, que é de R$ 600,00. O secretário informou que vai corrigir o erro e que os auxiliares de patologia passarão a receber já na próxima folha o valor destinado ao nível médio, que é de R$900,00. O Sindsaúde pediu que o mesmo fosse feito com as demais funções de nível médio que permanecem na tabela dos pagamentos da GDI como grupo elementar, como é o caso dos auxiliares de traumatologia e atendentes de consultório dentário.

Quanto às ascensões funcionais, o Sindsaúde questionou sobre inconsistências verificadas nas publicações, que não passaram pela Comissão de Avaliação, da qual fazem parte as entidades sindicais, como é o caso do Sindsaúde. O secretário concordou e disse que as próximas implantações deverão passar pela avaliação da Comissão antes da publicação. O secretário informou ainda que já solicitou à COGEF a antecipação para este ano da implantação das ascensões de 2015 a 2018, previstas para 2021.

Quanto às férias, o Sindsaúde pediu que fossem programadas o quanto antes já que muitos servidores tiveram as férias concedidas e pagas, mas seguiram trabalhando sem direito às gratificações e horas extras realizadas no período. O secretário informou que as unidades serão orientadas a agendar o gozo das férias dos  servidores que se encontram nesta situação.

Descontos indevidos de auxílio alimentação

Muitos servidores da saúde tiveram descontos indevidos do Auxílio Alimentação nos pontos facultativos que foram antecipados pelo Estado. Ao todo, foram descontados os valores referentes a onze dias(20, 23, 24, 26, 27, 30, 31 de março e 1, 2, 3 e 9 de Abril).O secretário reconheceu o erro e assegurou que os valores serão ressarcidos na próxima folha de pagamento.

Mesas de Negociação

Atendendo solicitação das entidades sindicais da saúde, o secretário assegurou que será reativada a Mesa de Negociação Permanente do SUS para debater as demandas dos servidores da saúde do Estado.

1 COMENTÁRIO