25/01/2018

ACS defendem mudanças na mensagem do Governo que institui adicional de insalubridade

A assembleia contou com a presença de agentes de saúde de 27 municípios, além de dirigentes do Sindsaúde de várias regionais.

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25/01, no auditório do Sindicato dos Bancários, uma assembleia geral com os agentes comunitários de saúde do Estado. Também participaram da atividade agentes de combate às endemias, ACE, que vieram esclarecer dúvidas sobre os retrocessos na Política Nacional da Atenção Básica.  O evento teve a participação especial do deputado federal Odorico Monteiro e do assessor político da deputada Luizianne Lins, Waldemir Catanho.

Na ocasião, o assessor jurídico do Sindsaúde, junto aos dirigentes sindicais, esclareceu dúvidas dos trabalhadores com relação aos retrocessos na Política Nacional de Atenção Básica. Em seguida, a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, fez uma retrospectiva de toda a luta da categoria pelo adicional de insalubridade, desde o compromisso assumido pelo Governador Camilo Santana quando este ainda era candidato em 2014 até a mensagem que está sendo encaminhada pelo Governo para votação na Assembleia Legislativa, que trata os ACS como servidores da saúde, o que pode gerar problemas na concessão do benefício.

Marta Brandão explicou que um documento já foi encaminhado ao Governo propondo a mudança necessária para que a lei contemple os ACS. Em votação, os cerca de 60 representantes da categoria presentes votaram por unanimidade pela mudança no texto do projeto. A data para entrada em vigor do benefício deve ser mantida como está na mensagem: em junho de 2018. Caso o Governo não faça a mudança proposta pelo Sindsaúde, a ideia é organizar a categoria para levar a luta até a Assembleia Legislativa, junto aos deputados para que modifiquem a mensagem, atendendo ao anseio da categoria.

Última atualização: 25/01/2018 às 16:34:36