12/06/2018

Juazeiro do Norte - Após ação do Sindsaúde, vereadores aprovam incentivo financeiro dos ACS

Por uma lei municipal aprovada na gestão anterior, os ACS do Estado deixariam de receber o incentivo financeiro no percentual de 40% após a conquista do adicional de insalubridade.(Foto - Hélio Filho)

Após muitas reuniões de negociação com o Sindsaúde, vereadores aprovaram no dia 07/06, por unanimidade, o projeto de Lei, encaminhado pelo prefeito Arnon Bezerra, que assegura a manutenção do pagamento do incentivo financeiro no percentual de 40% do salário base dos agentes de saúde vinculados ao Estado. Na sessão extraordinária, realizada com a presença da maioria dos vereadores, os agentes de saúde lotaram as galerias. O Sindsaúde foi representado pelos dirigentes na regional do Cariri, Damião Teles, Carlos Elias, Márcia Vieira, Adriana Saraiva e Vera Lúcia.

A sessão contou ainda com a presença do prefeito Arnon Bezerra. O incentivo financeiro já vinha sendo recebido pelos agentes comunitário de saúde vinculados ao Estado, mas por conta de uma alteração na Lei municipal feita na gestão anterior, os ACS deixariam de receber a gratificação logo que começassem a receber o adicional de insalubridade do Governo do Estado.

O Sindsaúde vinha a mais de um ano lutando para que esses trabalhadores não deixassem de receber sua gratificação após o governo estadual repassar a insalubridade. O prefeito Arnon Bezerra entendeu que os agentes comunitários de saúde vinculados ao estado vem ao longo de décadas prestando um grande serviço à cidade de Juazeiro do Norte e que o repasse desta gratificação não onerava em nada os cofres da Prefeitura Municipal pois a verba é oriunda do Governo Federal.

Este mesmo entendimento foi compartilhado por todos os vereadores, que aprovaram em regime de urgência a matéria encaminhada à Câmara evitando assim que os agentes comunitários de saúde vinculados ao estado sofressem mais perdas.

Além dos 40% de incentivo mensal, foi aprovado na mesma lei a parcela adicional a ser paga no final de cada ano, conhecida também como 14º salário. Após a sessão, os agentes de saúde agradeceram o empenho do Sindsaúde e a compreensão dos vereadores e do prefeito para a importância desse benefício para os ACS.

Última atualização: 12/06/2018 às 13:35:13