08/11/2018

Sindsaúde realiza Seminário de Formação Sindical Jurídica

O objetivo é compreender a nova conjuntura no mundo do trabalho após um ano de reforma trabalhista, traçando novas estratégias de fortalecimento dos sindicatos na proteção dos direitos dos trabalhadores.

O Sindsaúde realiza nesta quinta e sexta-feira, 08 e 09/11, o Seminário de Formação Sindical Jurídica. Participam do evento dirigentes sindicais da capital e interior do Estado. A atividade é conduzida pela advogada trabalhista Virgínia Porto, que apresentou um balanço geral das mudanças observadas nas relações de trabalho ocorridas após a entrada em vigor da Reforma Trabalhista.
A proposta de formação dos dirigentes sindicais é um dos requisitos de “sobrevivência” das entidades de representação dos trabalhadores – independentemente se voltadas para o setor público ou para o setor privado.

Proposta pela assessoria jurídica do Sindsaúde, o Seminário de Formação Sindical Jurídica se volta especialmente para negociações e relação coletivas, ressaltando de forma contundente o debate sobre o papel do dirigente sindical enquanto liderança política que irá atuar frente a sua categoria como ator de alteração da realidade, na busca da melhoria das condições de trabalho.

Negociações coletivas

Durante o seminário, serão realizadas exposições faladas, debates e outras ações práticas para ampliar o conhecimento e atualização sobre a categoria e as modificações jurídica da legislação e sobre técnicas de negociação coletiva.

Este ano, em decorrência do impasse em negociações das convenções coletivas de trabalho, o Sindsaúde buscou gestores de hospitais filantrópicos e privados para negociar Acordos específicos, que assegurassem novas conquistas, preservando direitos conquistados. É o caso dos acordos fechados com os hospitais São Carlos, Monte Klinikum e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

Última atualização: 08/11/2018 às 13:19:55