22/11/2018

Conselho Regional de Enfermagem lança plantão de atendimento nos finais de semana

A ação ocorre no momento em que é registrado um crescimento nos casos de agressões contra profissionais da enfermagem no Estado e marca um fortalecimento da parceira entre Conselho e sindicatos da categoria.

O Sindsaúde participou na manhã desta quinta-feira, 22/11, do lançamento do Plantão Coren. O novo serviço, que vai ampliar os atendimentos aos profissionais da enfermagem do Ceará, tanto do nível médio como do nível superior, passa a atender também aos finais de semana a partir desta sexta-feira, 23/’11. Através do número (85) 98544-0638, os oito conselheiros do Coren vão se revezar nos atendimentos que passam a ser realizados das 18h da sexta-feira às 6 horas da manhã da segunda-feira.  O número será usado exclusivamente para os serviços do Plantão Coren. Durante os dias úteis, o atendimento continuará sendo realizado pelos mesmos canais já disponibilizados pelo Conselho. Entre as demandas que devem ser atendidas pelo serviço estão orientações e informações sobre legislação, registro profissional, questões éticas, fiscalização e denúncias de agressões a profissionais da enfermagem.

O lançamento do Plantão Coren foi realizado na sede da entidade, em Fortaleza, em evento reunindo profissionais da enfermagem do serviço público e privado, além de entidades sindicais como o Sindsaúde, que vai atuar em parceria com o Coren, Sindicato dos Enfermeiros do Ceará e Associação dos Enfermeiros do Ceará para desenvolver ações que visem coibir agressões contra os profissionais e dar assistência aos trabalhadores vítimas de agressões no exercício da profissão.

A criação do Plantão Coren era uma das propostas da atual gestão(2018-2020) durante a campanha para eleição da nova diretoria da entidade. Para a presidente do Coren, Ana Paula Brandão, o momento exige mais aproximação do Conselho com as entidades sindicais para que cada um possa cumprir melhor o seu papel na busca de possibilitar ambientes de trabalho mais saudáveis.

No último final de semana, foram denunciadas ao Coren duas agressões sofridas por técnicos de enfermagem em Fortaleza e Quixeramobim. As denúncias foram encaminhadas ao Sindsaúde, que também recebeu denúncia de outra profissional agredida pelo acompanhante de uma paciente durante um trabalho de parto em hospital particular em Fortaleza. Neste último caso, a profissional solicitou assistência jurídica ao Sindsaúde para entrar com ação na Justiça pedindo indenização por danos morais contra o agressor.

Última atualização: 22/11/2018 às 12:53:50