05/12/2018

Resultado de luta do Sindsaúde, prefeitura faz nova convocação de servidores para postos de saúde

Esta é a 10ª convocação em três anos de seis meses após o concurso de 2015.

A prefeitura de Fortaleza, atendendo pedido do Sindsaúde, fez mais uma convocação do cadastro de reserva do concurso de 2015. Esta foi a 10ª convocação e nove servidores devem ser nomeados para as funções de técnico em higiene dental(1), auxiliar de saúde bucal(1) e técnico de enfermagem(7).  Eles vão atuar nos postos de saúde de Fortaleza.

Já foram três anos e seis meses de luta para a convocação do cadastro de reserva. Nesse período, segundo o diretor do Sindsaúde, Ulisses Villar, que acompanha a luta desde o início, já foram convocados 111 técnicos em enfermagem, 5 técnicos em higiene dental e 10 auxiliares de saúde bucal. O concurso é válido até 23 de junho de 2019.  Ulisses Vilar afirma que a luta vai continuar pela criação de novas vagas e pela convocação dos concursados que ainda permanecem no cadastro de reserva. De acordo com levantamento feito por Ulisses, há hoje nas seis regionais, sem vínculo, 144 técnicos em enfermagem e 15 auxiliares de saúde bucal, o que representa um total de 159 vagas já existentes para a convocação dos concursados.

Lutar vale a pena

A realização do concurso de 2015 para o nível médio da saúde pública de Fortaleza para os postos de saúde atendeu à reivindicação do Sindsaúde que em 2014 realizou vários atos de protesto contra a contratação de trabalhadores sem vínculo no município e cobrando realização de concurso público. No dia 25/07 do mesmo ano, foi firmado um TAC, Termo de Ajustamento de Conduta, entre a prefeitura, Ministério Público do Ceará e Ministério Público do Trabalho para realização do concurso, o que se consolidou em 2015.

Última atualização: 05/12/2018 às 12:38:06