08/02/2019

Sindsaúde realiza ato denunciando irregularidades na dobra de plantões no Hospital Fernandes Távora

Dirigentes do Sindsaúde protestaram contra o desrespeito aos trabalhadores, que tem sido coagidos a dobrar plantões, com jornadas exaustivas.

O Sindsaúde realizou na manhã desta sexta-feira, 08/02, um ato de protesto em frente ao Hospital Fernandes Távora (Av. Francisco Sá, 5445. Álvaro Weyne). Os trabalhadores desta unidade de saúde estão sendo obrigados a dobrar plantão constantemente e, em caso de não cumprimento, estão sendo punidos com suspensões, o que constitui uma ilegalidade. No momento em que o ato era realizado, trabalhadoras confirmaram mais uma vez a irregularidade.

E não é de hoje. O Sindsaúde já denunciou a prática ilegal ao Ministério Público do Trabalho, MPT, onde foi aberto um processo em outubro de 2016. O Coren esteve no local e realizou fiscalização em março do ano passado, constatando que o problema persistia.

Já foram realizadas cinco audiências no MPT. Na última audiência, representantes da gestão do Hospital se comprometeram a fazer novas contratações para sanar o problema. Mas não foi o que aconteceu de fato. O problema persiste, como foi constatado por dirigentes do Sindsaúde que visitaram o hospital neste mês de janeiro. Além da dobra constante de profissionais da enfermagem, também estão submetidos às jornadas dobradas trabalhadores dos serviços gerais e lavanderia, que não eram citados no processo inicial.

Última atualização: 08/02/2019 às 15:01:42