23/12/2019

Mais conquistas e ganho real de salário na convenção coletiva do setor particular

O Sindsaúde conseguiu assegurar uma boa negociação com os patrões do setor particular e garantiu avanços, além do reajuste de 4%, já a partir de janeiro de 2020.  A convenção Coletiva de Trabalho foi acordada para dois anos (janeiro de 2020 a dezembro de 2021)

Depois da assembleia realizada com a categoria, no Clube da Petrobras (foto), em 23/11, quando as propostas para a CCT de 2020 e 2021 foram aprovadas, por unanimidade, o Sindsaúde partiu para as negociações com o sindicato patronal da rede particular e a Convenção Coletiva foi assinada.  Na contramão dos retrocessos e ataques aos direitos dos trabalhadores, as negociações asseguram avanços para a categoria. Confira:

Direito à troca de plantão ampliado

O limite de trocas de plantões para todos os trabalhadores que cumprem jornada de 6 horas e 12 horas passa a ser de quatro por mês. Hoje, o direito às trocas é limitado a três mensais para 12 horas e dois para trabalhadores que cumprem jornada de seis horas.

Auxílio Babá tem aumento de 23%

O valor do Auxilio Babá passa de R$ 130,00 para R$ 160,00, ou seja, um aumento de 23%. O sindicato orienta a todas as empregadas a requerer o Auxilio-Babá porque esse benefício é concedido sem burocracia, sem exigência de recibos da creche. Basta apresentar a certidão de nascimento da criança logo após o retorno da licença maternidade. O auxilio babá é pago até a criança completar 72 meses.

Intervalo para repouso e alimentação

No caso do plantonista noturno, o intervalo poderá ser ampliado para até duas horas caso seja acordado entre os membros da equipe. Trabalhadores que cumprem plantão de 12 horas diurno terão direito a uma hora de folga para repouso e alimentação.

Reajuste Salarial para 2020 acima da inflação

O reajuste em todos os salários será de 4% (quatro por cento), em janeiro de 2020. Este reajuste será superior à inflação. O INPC acumulado até novembro chegou a 3,22% e as previsões econômicas indicam um INPC menor que 4%, entre janeiro e dezembro de 2019.

Reajuste para 2021

Em janeiro de 2021, ficou acordado que o reajuste será igual ao INPC de 2020 ou igual ao reajuste do salário mínimo, prevalecendo o que for maior.

Novos pisos

Foram garantidos novos pisos salariais para as seguintes funções, com os valores conforme a tabela abaixo:

Ascensorista

R$ 1.074,00

Vigia, Auxiliar de manutenção predial, Estoquista e Auxiliar de eletricista

R$ 1.098,00

Maqueiro hospitalar

Analista de Qualidade

R$ 1.300,00

Trabalhadores da área de odontologia também conquistaram novos pisos:

Valor

Auxiliar de Saúde Bucal e Auxiliar de Consultório Dentário.

R$ 1.134,00

Técnico de Saúde Bucal

R$ 1.222,00

Confira os valores dos demais pisos já com o reajuste para 2020:

Valor

Auxiliar de serviços gerais, Serventes e Zelador, Conferente Expedidor de Roupas.

R$ 1.074,00

Auxiliar de Lavandeira, Recepcionista, Atendentes em geral  (consultórios, clinicas, laboratórios, e demais serviços de saúde), Auxiliar de Transporte, Auxiliar de Costura, Camareira, Contínuo, Office-boy, Copeira, Jardineiro, Controlador de Acesso, Maqueiro, Porteiro, Auxiliar de Cozinha.

R$ 1.098,00

Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Gesso, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Banco de Sangue, Auxiliar Manutenção, Cozinheiro, Auxiliar administrativo, Auxiliar de Faturamento, Assistente Administrativo e Auxiliar de Escritório.

R$ 1.134,00

Auxiliar de Laboratório

R$ 1.155,00

Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico de Farmácia, Socorrista Motorista, Operador de Eletrocardiograma (CBO 077-30), Operador de Eletroencefalograma (CBO 077-40)

Operador de Equipamentos Médicos (CBO 077-90

R$ 1.790,00

Taxa de Negociação Coletiva

Com as mudanças impostas pela Reforma Trabalhista, os sindicatos precisam de um maior engajamento dos trabalhadores para manter suas lutas em defesa dos direitos da categoria. A taxa de negociação tem o propósito de ajudar no financiamento das atividades sindicais, pois os sindicatos não contam mais com o imposto sindical, mas ao mesmo tempo tem que manter viva a atuação em prol dos trabalhadores.

Os associados ao Sindsaúde não pagarão a taxa de negociação coletiva. Para os empregados não associados ao  Sindsaúde, as assembleias da categoria realizadas nos dias 21 e 23 de novembro  2019,  decidiu a cobrança de duas taxas de R$ 22,00 (vinte e dois) reais, por ano de vigência da convenção coletiva. O desconto será realizado SOMENTE nos meses de fevereiro e novembro de 2020 e nos meses de janeiro e novembro de 2021.

Para quem não deseja contribuir para a manutenção de seus próprios direitos, será necessário apresentar oposição, por meio de carta individual, escrita e assinada, entregue, pessoalmente, em duas vias, nas sedes do Sindsaúde, localizadas em Fortaleza, Crato, Iguatu e Sobral, das 8 às 12 horas e das 13h às 17 horas, de acordo com o calendário abaixo:

Em 2020 – oposição à primeira taxa, de 2 a 8 de janeiro e à segunda taxa, de 5 a 9 de outubro.
Em 2021 – oposição à primeira taxa, de 4 a 8 de janeiro e à segunda taxa, de 1º. a 7 de outubro.

Confira os endereços da sede e subsedes do Sindsaúde:

SEDE FORTALEZA - Rua Padre Mororó, 670 - Centro
SUBSEDE SOBRAL - Rua Cel.  José Inácio, 260 - Centro
SUBSEDE CRATO - Rua Dom Pedro II, 257 - Centro
SUBSEDE IGUATU -  Rua 15 de Novembro,  407 - Centro

Clique AQUI e veja a Convenção Coletiva de Trabalho 2020 - 2021 (Rede Particular).

Última atualização: 06/01/2020 às 16:15:39