Em assembleia, trabalhadores aprovam proposta de ACT do Monte Klinikum e Amil

Depois de várias reuniões de negociação, a proposta dos gestores da Esho (Monte Klinikum e Amil) melhorou e foi aprovada pela categoria nesta segunda-feira, 12/04, durante assembleia virtual.

Trabalhadoras(es) do Hospital Monte Klinikum e da Amil, geridos pela Esho, aprovaram na tarde desta segunda-feira, 12/04, a proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho para 2022. A proposta do Sindsaúde Ceará tinha sido encaminhada aos patrões em novembro do ano passado, mas durante a negociação, houve vários impasses e só agora, com a negociação avançando, a proposta teve a aprovação da categoria em assembleia. O Sindsaúde Ceará deixou claro que não aceitaria reajuste inferior ao acumulado da inflação, que foi de 10,16%, pelo INPC. Na primeira contraproposta da Esho, eles ofereciam somente 6%.

Confira alguns pontos da proposta aprovada:

Reajuste de salários

Os salários serão reajustados em 10,16%, da seguinte forma:

1. a) em 1º de janeiro de 2022, aplica-se 6% por cento sobre os salários vigentes em 31 de dezembro de 2021;
  2. b) em 1º junho de 2022, aplica-se 3,93% sobre o salário de maio de 2022, completando-se o reajuste de 10,16%.

Este reajuste é para salários até R$ 7.087,22. Acima deste teto, prevalece a livre negociação.

Pisos salariais

Os pisos salariais serão reajustados em 7% sobre os valores vigentes em dezembro de 2021. Este reajuste de 7% será pago na folha de maio de 2022, retroativo a janeiro de 2022. Em 1º junho de 2022, os pisos serão reajustados em 2,95%, sobre o valor do piso em maio de 2022, completando-se os 10,16%. Confira a tabela comparativa dos pisos:

Retroativos salários e pisos

Pisos salariais e demais salários: Na folha de pagamento de maio de 2022, serão quitadas as diferenças monetárias decorrentes do reajuste do piso salarial e dos demais salários. O retroativo será de janeiro a abril de 2022. O reajuste de salário e pisos, a partir de junho de 2022, não comporta retroativo.

Como ficam os Benefícios

Cesta básica

Atualmente, a cesta básica é de R$ 180,00 e passará, em abril de 2022, a ser de R$ 200,00, com reajuste de 11,11%, superior, portanto, à inflação de 2021 (INPC) que foi de 10,16.

Auxilio Creche

Atual: R$ 168,00

A partir de maio de 2022: R$ 185,10, sem retroativo

Reajuste de 10,17%

Auxilio Babá

Atual: R$ 142,61

A partir de maio de 2022: R$ 157,40, sem retroativo.

Reajuste de 10,37%

Auxilio Funeral

Atual: R$ 1.677,00

A partir de maio de 2022 será R$ 1.848,00, sem retroativo

Reajuste de 10,19%.

As demais cláusulas foram mantidas.