Na manhã desta quarta-feira (1º de outubro), o Sindsaúde Ceará participou de uma mediação no Ministério do Trabalho e Emprego com a rede Hapvida. A empresa não concedeu reajustes dignos, ignorou as negociações e não discutiu o piso salarial da enfermagem, deixando a categoria sem valorização.
A mobilização do Sindsaúde, no entanto, mostrou força e determinação. Com a campanha “Hapmorte – Aqui jaz a dignidade dos trabalhadores da saúde”, o sindicato estendeu faixas nas portas das unidades da rede e em avenidas estratégicas, destacando até um caixão simbólico e a figura da Morte, representando a morte dos direitos dos trabalhadores. A ação chamou a atenção da população e dos clientes da Hapvida para a realidade enfrentada pelos profissionais de saúde, reforçando a gravidade da situação. O diálogo direto com usuários da rede também fortaleceu o apoio à luta e pressionou a empresa a retomar as negociações.
Na mediação a rede Hapvida se comprometeu a enviar, até o dia 7 de outubro, uma proposta concreta de acordo coletivo de trabalho. Esta proposta será posteriormente submetida à assembleia dos trabalhadores para deliberação.
O Sindsaúde Ceará reafirma que seguirá vigilante e mobilizado, garantindo que a dignidade e os direitos dos profissionais da saúde sejam respeitados. Afinal, quem cuida merece respeito!