O auditório do Sindsaúde Ceará ficou pequeno para tanta disposição de luta nesta sexta-feira (07/11). Em uma assembleia marcada pela força da categoria, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Fortaleza se reuniram para debater e aprovar as pautas da Campanha Salarial 2026.
Durante o encontro, foram discutidas também as principais pautas nacionais da categoria, como a PEC 14 (aposentadoria especial com paridade e integralidade), o PL
460/2019 (repasse do Incentivo Financeiro Adicional – IFA), o PL 5312/2016 (redução da jornada para 30h) e a PEC 18/2022 (piso diferenciado para quem possui formação técnica). Também foi abordada a Lei nº 11.448/2024, que trata da aplicação dos recursos do PQA-VS para os ACEs, e as atualizações do novo financiamento da APS, por meio da Portaria 3493 e da Portaria GM/MS nº 8.456/25.
Entre as deliberações aprovadas pela categoria, estão:
- A ampliação da Gratificação de Produtividade de Campo de 10% para 20%;
- A garantia de EPI’s de qualidade, como fardamentos adequados e protetor solar;
- A divisão igualitária da parcela mensal do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde.
O encontro reafirmou a união e a força dos ACS e ACE na luta por valorização e melhores condições de trabalho.
E, para encerrar o dia de debates e conquistas, os trabalhadores celebraram com um happy hour animado, fortalecendo ainda mais o espírito coletivo que move essa categoria essencial para a saúde pública.












