Profissionais da Atenção Básica de Pindoretama cobram transparência sobre recursos do novo financiamento da APS

1

Nesta quinta-feira, representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Pindoretama participaram de uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Maria Josiana Costa Câmara, o procurador do município, Pedro Evilson da Silva Filho, e a coordenadora dos ACS, Janaina Caland.

Durante o encontro, os profissionais cobraram explicações e o pagamento retroativo dos valores referentes ao novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), oriundos do Previne Brasil. Segundo os trabalhadores, o próprio prefeito havia sinalizado anteriormente a possibilidade de realizar o rateio e efetuar o pagamento dos profissionais, conforme os repasses recebidos pelo município.

Contudo, de acordo com a fala da secretária de Saúde, os recursos não estariam disponíveis nos cofres municipais — informação que causou estranhamento entre os presentes. Isso porque, conforme registros oficiais do Fundo Nacional de Saúde (FNS), em 23 de janeiro de 2025 foi creditada uma cota única de R$ 60 mil, referente à parcela integral destinada aos trabalhadores, oriunda do novo modelo de financiamento da APS, conforme a Portaria nº 3.493/2024.

Diante da contradição, os profissionais solicitaram uma nova reunião com o prefeito de Pindoretama, para que sejam apresentadas as devidas explicações e discutida a viabilidade do pagamento retroativo aos trabalhadores da Atenção Básica.

Confira mais nas imagens abaixo:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here