Na tarde desta terça-feira, 06/01, o Sindsaúde Ceará esteve reunido com representações da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e da Associação dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Pacajus, para discutir pautas urgentes das categorias que seguem sem resposta efetiva da gestão municipal.
Entre os principais pontos debatidos está o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), que foi indevidamente rateado, quando a legislação garante o pagamento integral do valor aos trabalhadores. O tema foi tratado como prioridade, diante do prejuízo direto causado aos ACS e ACE
Também foram discutidas a suspensão das férias desde setembro de 2025, sob a justificativa de falta de recursos; a necessidade de esclarecimentos sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente a distribuição dos recursos do componente de qualidade, conforme a Portaria nº 3.493/2024; além da equiparação salarial dos ACS, com definição de percentual incidente sobre o vencimento da categoria.
A reunião contou com a presença de representantes da gestão municipal: Fábio, Procurador Adjunto; Jean, Coordenador dos ACS; e Rogerinho, Chefe de Gabinete.
Como encaminhamento, ficou definido que até o dia 15 de janeiro, às 15h, será realizada uma nova reunião, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e, possivelmente, do prefeito Edilson das Casas, quando deverá ser apresentada uma resolução concreta para as demandas apresentadas.
O Sindsaúde Ceará seguirá acompanhando de perto a situação e reforça que os direitos dos ACS e ACE não podem ser adiados, nem tratados como secundários. A categoria espera respostas objetivas e soluções imediatas









