O Sindsaúde Ceará, representado pela servidora Edna Pontes, participou de mais uma reunião da Mesa Setorial de Negociação do Instituto Dr. José Frota (IJF), composta por representantes sindicais e pela Superintendência do hospital. Foram apresentadas diversas pautas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, cobrando respostas e avanços concretos por parte da gestão.
Confira os pontos discutidos e os encaminhamentos:
- Fortalecimento da força de trabalho do IJF- Realização de concurso público:
A Superintendência informou que já está em trâmite o processo para um novo certame, com vistas ao fortalecimento da equipe do hospital.
- Chamamento imediato dos servidores da extinta Fagifor:
Foi solicitada uma reunião da gestão com os servidores para esclarecer a situação do decreto da produtividade. Na ocasião, foram pontuadas algumas solicitações de alteração, principalmente no que se refere ao incentivo à produtividade na carga horária da suplementação.
- Pagamento do retroativo do piso da enfermagem(inconsistências):
Conforme a Superintendência, o processo de pagamento do retroativo já está em andamento.
- Garantia do pagamento do piso da enfermagem para profissionais com duplo vínculo:
A gestão informou que o pagamento desses vínculos já foi organizado e efetivado.
- Conversão dos plantões extras (incentivos) em horas extraordinárias:
A viabilidade jurídica dessa proposta será avaliada pela Superintendência.
- Atualização do grau de insalubridade de 20% para 40%:
Será analisada a possibilidade de revisão do laudo já expedido, com o objetivo de mensurar o percentual de 40% de insalubridade.
- Revisão da Lei da Produtividade com paridade de níveis e aumento do teto
A demanda foi contemplada com a publicação de decreto, no dia 12 de junho, que alterou a produtividade e promoveu a paridade entre os níveis. Com tudo, o decreto segue sob análise do jurídico do Sindsaúde Ceará e foi solicitada uma reunião da gestão com os servidores para esclarecer a situação do decreto, sendo pontuadas algumas solicitações de alteração, especialmente no que se refere ao incentivo à produtividade na carga horária da suplementação.
- Estruturação de carreira e progressão funcional (PCCS):
Foi apresentada a proposta de criação de um Grupo de Trabalho (GT) para a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários, reunindo as especificidades e divergências de todas as carreiras.
- Alimentação de qualidade
Após muita luta, a demanda foi atendida pela gestão.
- Adequação dos espaços de repouso
A Superintendência se comprometeu a substituir os colchões danificados e buscar a adequação dos espaços, considerando inclusive reformas, a depender da situação financeira do hospital.
- Ampliação das vagas de estacionamento
Está em discussão a liberação do estacionamento da Rua Senador Pompeu. A gestão destacou que há uma problemática relacionada ao asfalto, mas que o impasse está em processo de resolução para posterior liberação das vagas.
- Formação contínua e desenvolvimento profissional
A demanda foi atendida com a criação de cursos por meio do GEPS (Gestão de Educação Permanente em Saúde), garantindo qualificação contínua para os servidores.
O Sindsaúde segue firme ao lado da categoria, lutando por uma política de valorização profissional que reflita em melhores condições de trabalho, segurança do paciente e fortalecimento do IJF.