14/09 – Enfermagem cearense volta às ruas e define dia de paralisação em Fortaleza

A categoria decidiu, em assembleia, participar da paralisação nacional que será realizada no dia 21/09. Foi decidida ainda a realização de uma caminhada na Avenida Aguanambi, com concentração em frente ao Hospital Antônio Prudente.

Depois do ato que reuniu milhares de profissionais da enfermagem na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, na última sexta-feira, 09/09, a categoria voltou às ruas nesta quarta-feira, 14/09, para mais uma grande manifestação em defesa do Piso da Enfermagem, assegurado na Lei 14.434, de 2022.

Centenas de profissionais da enfermagem da rede pública, da rede particular e da filantropia se concentraram desde às 9 horas da manhã na Praça da Bandeira, no centro de Fortaleza. Em assembleia, eles decidiram participar da paralisação nacional de 24 horas da categoria no dia 21/09. Também foi decidida a realização de uma caminhada na Avenida Aguanambi. A concentração será às 9h da manhã em frente ao Hospital Antônio Prudente.

O Sindsaúde Ceará, junto à Frente Cearense Pela Valorização da Enfermagem, quer sensibilizar os ministros do STF pela manutenção da Lei 14.434, fruto de muita luta e mobilização da categoria há mais de trinta anos. Desde o dia 09/09 até o dia 16/09, os ministros do STF estão votando sobre a liminar que suspendeu os efeitos desta lei.

“A enfermagem está mostrando uma força gigante e vai fazer a Lei 14.434 vigorar sim. Mesmo que a gente precise esperar um pouco mais, essa conquista está garantida e não haverá retrocesso” – afirmou o diretor do Sindsaúde Ceará, Quintino Neto.  “Vamos intensificar a luta nacional e fazer com que essa conquista efetivamente chegue na remuneração desta categoria, que saiu da invisibilidade a duras penas nesses anos de pandemia” – afirmou.

A liminar suspendendo os efeitos da Lei 14.434, de 2022, que instituiu os pisos da enfermagem, atendeu demanda dos patrões que tem feito de tudo para não dá à enfermagem brasileira o seu devido valor.

AGENDE-SE!

Paralisação Nacional de 24 horas pelo Piso da Enfermagem

Caminhada na Avenida Aguanambi, em Fortaleza

Concentração em frente ao Hospital Antônio Prudente