Sindsaúde orienta servidores da saúde de Fortaleza sobre convocação para reforço na vacinação contra a Covid-19

475

Muitos servidores da saúde de Fortaleza prestam serviços em mais de um local de trabalho e teriam que se ausentar para atender a convocação, o que os prejudica.

Em portaria de Nº139/2021, publicada no Diário Oficial de Fortaleza nesta quinta-feira, 25/03, a prefeitura convoca enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares administrativos da Atenção Primária à Saúde, para atuarem na vacinação contra a Covid-19 nos dias 25, 27 e 28/03.  No documento, o Artigo 2º diz que os servidores mencionados devem comparecer às unidades designadas pelas chefias para o exercício das atividades de vacinação, com possibilidade de compensação de carga horária acordada com a gestão.

O Sindsaúde lamenta que a gestão tenha tomado essa medida sem conversar com a entidade representante da categoria e agora cobra um diálogo sobre as condições dessa convocação, para que fique esclarecida a forma de compensação das horas extras que serão geradas com o trabalho realizado no final de semana. É preciso saber também de que forma serão tratados os servidores que dão plantão em outras unidades de saúde. “Não é razoável que o profissional prejudique o serviço prestado em outra unidade de saúde para atender a esta demanda. Além de perdas na remuneração, haverá perdas na prestação do serviço. É como descobrir um santo para cobrir outro” – afirmou o diretor do Sindsaúde, Quintino Neto.

O Sindsaúde entende a importância e a urgência de se criar uma força tarefa para acelerar a vacinação contra a Covid-19, mas ressalta que os profissionais precisam ter seus direitos protegidos. “As regras devem ser claras para todos os envolvidos. A Portaria não aponta em nenhum lugar como será feita a remuneração por esse trabalho extra e não trata da questão específica de servidores que atuam em outras unidades de saúde, não podendo atender à convocação” – afirmou Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará.

O Sindsaúde espera contar com o bom senso da gestão municipal e aguarda que um canal de diálogo seja aberto ainda hoje para esclarecer todas as dúvidas e assim viabilizar com segurança para todos a força tarefa da vacinação em Fortaleza neste final de semana.

Confira a seguir o Ofício encaminhado nesta sexta-feira, 26/03 em caráter de urgência para a Secretaria Municipal de Saúde:

of. 180.2021 Vacinação convocação de servidores da saúde

 

Abaixo, confira o Modelo para Justificativa que elaboramos para os servidores que, por prestarem serviços em outra unidade de saúde, não poderão atender a convocação:

Modelo para justicativa de ausencia vacinação 26-03-21

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here