4 de outubro – Dia Nacional dos ACS e ACE

320

O último ano foi marcado por muitas lutas e articulações que resultaram em uma importante conquista para os agentes comunitários de saúde e combate às endemias: a garantia do reajuste do piso nacional, através da Emenda Constitucional 120.

Neste 4 de outubro, em que se celebra o “Dia Nacional do ACS – Agentes Comunitários de Saúde – e ACE – Agentes de Combate às Endemias”, relembramos a data em que foram aprovadas as leis que regulamentaram as profissões dos ACS e ACE.

Esses profissionais tem um papel relevante para a promoção da saúde, principalmente das comunidades mais carentes. De sol a sol, eles percorrem bairros e vilarejos, na zona urbana e rural, levando atenção e cuidados a quem mais precisa. Mais próximos das famílias, desenvolvem ações preventivas nos lares e nas comunidades.

Pela importância da profissão e pela luta de milhares de ACSs e ACEs por uma saúde pública e de qualidade para todos, o dia 04 de outubro merece ser lembrado e comemorado por toda a sociedade.

O Sindsaúde Ceará parabeniza a todos e todas as agentes comunitárias de saúde e combate às endemias do Ceará, que escolheram a missão de amparar e servir os que mais precisam, estendendo os braços para que a saúde pública chegue a todos os confins desse imenso Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here