8 de março – Caminhada ocupa Beira Mar pela aprovação do piso nacional da enfermagem

126

Cerca de três mil pessoas participaram da Caminhada da enfermagem nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, vestidas de branco, ocuparam a Avenida Beira Mar, em Fortaleza, para pressionar o deputado Artur Lira pela colocação em pauta do PL 2564, do piso da enfermagem. A manifestação contou ainda com a participação de estudantes de enfermagem de cursos técnicos e faculdades.

Na concentração, já era possível sentir a energia e a força da categoria, formada em sua grande maioria por mulheres. Faixas, bandeiras, cartazes e um trio elétrico davam o tom da atividade,

Eram 9h30 da manhã, quando foi iniciada a caminhada, que contou com cobertura da imprensa local e nacional. Paródias em vários ritmos animavam os manifestantes que formavam uma grande onda branca pela valorização da enfermagem.

Eram profissionais de Fortaleza, do Maciço de Baturité, de São Gonçalo do Amarante… da saúde pública, da rede particular e da filantropia. Todos e todas unidas pela aprovação do piso nacional da enfermagem.

A presidente do Sindsaúde Ceará, Marta Brandão, se revezou nas falas durante o percurso com a presidente do Coren Ceará, enfermeira Ana Paula, e dirigentes de outras entidades que compõem a Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem, realizadora do evento.

“Foi lindo, foi como prometemos – um dia pra se tornar inesquecível” – comentou Martinha Brandão. “A enfermagem atendeu ao nosso chamado e agora a gente espera que o deputado Artur Lira escute esse recado e paute o PL 2564” – continuou. “Está passando da hora de valorizar quem tanto se sacrifica pela saúde da população. E essa luta só cresce. O recado tá dado: Se não aprovar, a enfermagem vai parar”- finalizou.

Além de Fortaleza, foram realizadas manifestações em defesa do piso da enfermagem em Tianguá, Guaraciaba do Norte, Juazeiro do Norte, Boa Viagem, Baixio, Iguatu, Quixadá e Potengi. Sobral terá uma caminhada logo mais às 18hs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here