Sindsaúde discute com Secretaria da Saúde medida que reduz plantões e horas extras dos servidores

275



Dirigentes do Sindsaúde foram recebidos nesta quarta-feira, 01/11, pela secretária adjunta da saúde, Isabel Cavalcanti, e pelo secretário da Saúde, Henrique Javi, em reunião solicitada pelo Sindsaúde para discutir sobre a medida do Governo do Estado que determinou a redução de horas extras e plantões de fim de semana dos servidores da saúde do nível médio. 


 


Em ofício divulgado na última semana, os gestores das unidades de saúde do Estado foram orientados a reduzir em 50% os plantões de fim de semana e em 60% as horas extras dos servidores da saúde do nível médio. Os gestores explicaram que a medida tem o objetivo de ajustar os gastos, que, segundo eles, ultrapassaram os limites do teto previsto em lei para os plantões e horas extras dos ATS.


 


O secretário da saúde, Henrique Javi, afirmou que está buscando a melhor forma de cumprir o teto de gastos para os ATS sem gerar prejuízo na assistência nem perda de benefícios como o auxílio alimentação. Ele afirmou que as escalas para o próximo fim de semana devem ser mantidas e que na semana que vem deve se reunir os gestores das unidades para discutir sobre as medidas tomadas e as repercussões em cada unidade. “Todo esse ajuste está sendo motivado por dispositivos legais e não queremos prejudicar ninguém, nem a assistência nem os servidores” – afirmou.


 


Para o dirigente do Sindsaúde, Messias Carlos, o resultado da reunião foi positivo. “Estamos mais tranquilos depois que o secretário informou que quem trabalhar vai receber e que a orientação é manter as horas necessárias para que os servidores tenham direito ao Auxílio Alimentação, que era uma grande apreensão dos profissionais” – afirmou. As discussões sobre essa medida devem continuar na semana que vem após avaliação dos gestores das unidades.


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará