
Os agentes comunitários de saúde conseguiram, após longa luta, o compromisso de ter as remunerações equiparadas com reajuste do incentivo financeiro.
A prefeitura de Caucaia realizou nesta quinta-feira, 31/08, um evento para oficializar as conquistas dos ACS nas negociações com a categoria que durou cerca de sete meses. O evento foi realizado na Casa do Agente de Saúde – sede da Associação dos ACS de Caucaia – e contou com a presença da presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, vereadores e representantes do Conselho Municipal de Saúde, além do secretário da saúde, da vice-prefeita e do prefeito Naomi Amorim.
Os agentes de saúde tanto do Estado como do município comemoraram juntos a vitória da luta, que teve a frente a presidente da Associação dos ACS e também dirigente do Sindsaúde, Delivânia dos Santos, e o diretor do Sindsaúde, Quintino Neto. Na ocasião, os trabalhadores receberam kits com novos fardamentos, uma das conquistas asseguradas na negociação.
Em reunião realizada no dia 22/08, o prefeito decidiu atender também a reivindicação da categoria para a implantação do Incentivo Financeiro para os ACS municipais no percentual de 30% do piso salarial e ampliação do incentivo dos ACS estaduais de 35% para 45% como forma de equiparar a remuneração destes profissionais que são lotados no município, independente de vínculo. A proposta de lei que trata desse assunto já foi encaminhada à Câmara Municipal e, aprovada, deve ter efeitos financeiros já no mês de agosto.
A diretora do Sindsaúde e presidente da Associação dos ACS de Caucaia, Delivânia dos Santos, ressaltou a importância da união da categoria que lutou junta e conseguiu essa vitória. “A categoria é merecedora por sua importância para a população, sobretudo, aos que mais necessitam do SUS” destacou a dirigente.

Para a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, essa é uma vitória que precisa ser bastante festejada já que acontece no momento em que a maioria dos trabalhadores sofre com perdas e retrocessos.
Mas a luta dos trabalhadores não para e a categoria quer agora corrigir as distorções na distribuição de verbas do PMAQ em Caucaia. O vereador Weibe Tapeba, presente ao evento e sensível à causa, se comprometeu a propor emenda para fazer as mudanças na distribuição do PMAQ de acordo com reivindicação dos agentes de saúde do município.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará












