ACS do Estado em Baturité conquistam repasse de 50% do incentivo

Fátima Fonteles defende categoria na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Baturité aprovou nesta segunda-feira (9), por unanimidade, repasse de 50% do incentivo enviado pelo Ministério da Saúde aos ACS do Estado que trabalham no município e de 30% para os agentes vinculados à Prefeitura de Baturité, a partir de 1º de abril. Os agentes do município terão repasse com percentual menor, uma vez que já recebem adicional de insalubridade.

A presidente da Associação dos ACS de Baturité e diretora do Sindsaúde, Fátima Fonteles, destaca que essas conquistas são fruto de muita luta e negociação com a Prefeitura. “Nós começamos a negociar com a secretária de Saúde ainda no ano passado. Ela nos pediu um tempo para ver o estudo do impacto nas contas do município e agora deu certo”, comemora.

Antes da mudança, os ACS do Estado recebiam repasse de 38%, enquanto os do município não tinham o incentivo, apenas o adicional de insalubridade.

Para Fátima, é importante ressaltar o empenho da gestão de Baturité. “Em nome dos ACS de Baturité, parabenizo a gestão da Prefeitura”, declarou. Ela destaca ainda que todos os ACS recebem integralmente a parcela extra de final de ano, “benefício assegurado por lei estabelecida na atual administração de Baturité”, reforça.