ACS do Estado estão em greve em Juazeiro do Norte

Os agentes de saúde exigem que o prefeito volte atrás na decisão de retirar o incentivo financeiro da categoria.

Os Agentes Comunitários de Saúde do Estado que atuam em Juazeiro do Norte entraram em greve nesta segunda-feira (22), por tempo indeterminado. Com o apoio do Sindsaúde e da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro do Norte, os profissionais realizaram, pela manhã, uma manifestação na Praça Dirceu Figueiredo, no Centro do município.

Acontece que o prefeito local, Raimundo Macêdo, em uma manobra  na Câmara Municipal, revogou o incentivo financeiro que era repassado à categoria na mesma lei que aprovou o piso dos ACS de Juazeiro do Norte. A medida do prefeito de Juazeiro do Norte significa R$ 500,00 a menos todo o mês na conta desses profissionais. A categoria não aceita perder um direito que já era assegurado por lei e pago com recursos do Governo Federal.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte recebe mais de duzentos mil reais por mês, repassados pelo Ministério da Saúde. Ou seja, a prefeitura é triplamente beneficiada. Os ACS vinculados ao Estado prestam o serviço à população do município, mas quem paga o salário é o Governo do Estado do Ceará. Além disto, a Prefeitura recebe R$ 1.014,00 do Governo Federal por ACS do Estado que trabalha em Juazeiro do Norte.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará