Adicional de Insalubridade – Esta vitória é nossa! Nota de esclarecimento

190



 


Evento de sanção do adicional de insalubridade não terá presença do Sindsaúde – Entenda porque


 


O Sindsaúde comunica aos agentes de saúde do Estado do Ceará que, embora tenha sido oficialmente convidado, não participará da solenidade de sanção da Lei que instituiu o adicional de insalubridade dos ACS, que acontece nesta segunda-feira, 12/03, no Palácio da Abolição. 


 


São de amplo conhecimento os esforços realizados pelo Sindsaúde e pela equipe dirigida por Camilo Santana, ainda durante a última campanha eleitoral, para implantar o tão sonhado adicional de insalubridade para esta categoria. Durante mais de três anos, foram realizadas várias reuniões, audiências e estudos financeiros, além de grandes mobilizações com a categoria no Palácio da Abolição e na Assembleia Legislativa. Tudo com o objetivo de fazer valer o compromisso de campanha. 


 


Surpreendentemente, quando o Governador remeteu para a Assembleia Legislativa a mensagem contendo o Projeto de Lei para instituir o adicional de insalubridade, surge uma entidade denominada CONACS que, com o apoio do deputado Júlio Cesar, começa a tirar proveito politiqueiro do projeto de lei. 


                                   


O Sindsaúde reuniu-se no gabinete do secretário Nelson Martins, nos dias 16 e 19 de fevereiro, e na frente de vários deputados, ali presentes, a sua assessoria jurídica apresentou a redação de uma emenda ao Projeto de Lei. O governador Camilo Santana acolheu a sugestão do Sindsaúde e refez o conteúdo do Projeto de Lei. 


 


Mais uma vez, para nossa surpresa, o deputado Júlio Cesar, no dia da votação da mensagem – 20 de fevereiro, em pronunciamento, ao lado da presidente da CONACS, relatou que estava apresentando emenda dele ao Projeto original, que seria fruto, segundo ele, de uma emenda apresentada pela CONACS. Nos dia 16 e 19 de fevereiro de 2018, este mesmo parlamentar participou das reuniões na Casa Civil e sabia que a redação da emenda que foi a plenário era de autoria da assessoria jurídica do Sindsaúde, cujo texto final assinado pelo Chefe do Poder Executivo Estadual refletia, com minúscula alteração, a emenda apresentada pelo Sindsaúde. 


 


Assim, sabendo que a entidade CONACS foi convidada para a solenidade de sanção da citada lei, o Sindsaúde opta por não participar deste evento, sobretudo porque esta mesma CONACS fomentou diariamente o golpe contra a Presidenta Dilma, com persistente divulgação de mentiras nas redes sociais. 


 


Em nosso Estado, a CONACS fez e faz oposição implacável ao governo Camilo Santana, aliando-se à oposição. Nacionalmente, a CONACS é aliada da bancada golpista, que dá apoio ao Temer.  


 


O Sindsaúde segue na luta junto aos ACS por novas conquistas!


 


Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará