Agentes de combate a Endemias de Pacajus fazem protesto com bolo para marcar um mês de greve

Completando nesta segunda-feira, 19, um mês de greve, os agentes de combate a endemias de Pacajus foram até a Câmara Municipal para protestar contra o descaso da prefeitura municipal com a saúde do município. Cerca de vinte trabalhadores da categoria levaram um bolo para marcar um mês de paralisação até agora sem nenhuma negociação com o Poder Executivo. Os Agentes de Combate a Endemias de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza, estão em greve desde o dia 9 de fevereiro de 2015. Eles reivindicam o pagamento do piso salarial fixado em lei municipal, o adicional de insalubridade e equipamentos de trabalho.

Com mais de 60 mil habitantes, Pacajus é o único município da Região Metropolitana de Fortaleza que não paga adicional de insalubridade aos Agentes de Endemias, profissionais que ficam expostos ao risco de contaminação de doenças no exercício da profissão. O município de Pacajus tem 29 Agentes de Combate a Endemias (ACE) efetivos, mas o prefeito Marcos Paixão, do PT,  não tem demonstrado disposição para negociar, apesar da importância do trabalho dos ACE para a população.

No dia 13 de fevereiro, os agentes de endemias de Pacajus, sob o comando do Sindsaúde, promoveram manifestação em frente à igreja matriz. Na manifestação, estiveram presentes a Diretora do Sindsaúde, Marli Pereira, o Presidente da CTB, Luciano Simplício, e o diretor da CTB, José Teles. A vereadora Lívia Menezes(PCdoB) e o vereador João Eudes (PSDB) também marcaram presença na manifestação, declarando o apoio do legislativo de Pacajus às reivindicações dos ACE.

Uma reunião com o prefeito foi marcada para o dia 2 de março para negociar as reivindicações da categoria, mas foi desmarcada na última hora pela Prefeitura, sem nova data para acontecer. Através do protesto de hoje, os agentes de combate a endemias esperam abrir um canal de negociação com a prefeitura. Na saída da Câmara, o prefeito Marcos Paixão foi abordado pelos manifestantes. Recebeu uma fatia do bolo de aniversário da greve e prometeu receber a categoria ainda esta semana.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará