Agentes de saúde do Cariri farão assembleia para definir greve

196

Agentes comunitários de saúde (ACS) da região do Cariri farão assembleia nesta terça-feira (24), às 9h, no Memorial Padre Cícero (Juazeiro do Norte) para definir greve a partir do dia oito de agosto. Estarão presentes trabalhadores dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Caririaçu, Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito e Missão Velha.

Os agentes, assim como os servidores de nível médio da Saúde do Ceará, estão inconformados com a postura do governo Cid Gomes. Em fevereiro e maio deste ano, o governo assumiu compromissos com as categorias, porém não os cumpriureestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), gratificação por plantões aos finais de semana e, para os ACS, adicional de insalubridade e licença maternidade de seis meses.

“Não podemos mais esperar por esse governo. Os agentes estão dispostos a fazer greve por seus direitos”, afirma Márcia Vieira, diretora do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) e presidente da Associação dos ACS de Juazeiro do Norte.

Também haverá assembleia nas cidades de Iguatu e Crateús (24/7), Assaré e Brejo Santo (25/7), Baturité, Sobral e Caucaia (27/7).

Há cerca de dez mil ACS vinculados ao governo do Estado. Eles são responsáveis pela prevenção de doenças e promoção da saúde.

Servidores também prometem entrar em greve

Na mesma luta dos agentes de saúde, os servidores de nível médio da Saúde do Estado farão assembleia para definir greve. Será na Praça do Ferreira, no dia sete de agosto, às 8h. Durante o mês de julho, os servidores fizeram paralisações de uma hora em seis hospitais como forma de pressionar o governo pelo cumprimento dos compromissos.