Agentes de saúde em greve há 18 dias

164

04.08.2012

Quiterianópolis Agentes comunitários de saúde deste Município, que paralisaram as atividades desde o último dia 18, continuam em greve. Eles decidem, na próxima sexta-feira, os rumos da categoria. A reunião para a tomada de decisão iria acontecer ontem, mas foi adiada por causa do falecimento do pai do chefe de gabinete da Prefeitura Municipal.

Conforme a presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Maria Lacerda, a categoria vai decidir se continua com a greve ou se volta às atividades, mas sem entregar ao Município os relatórios de produção dos agentes. A entrega destas informações é condição prévia para que a Prefeitura receba os recursos do Plano de Atenção Básica (PAB), destinados aos agentes. Os relatórios contêm informações como quantidade de famílias visitadas, número de crianças nascidas e total de hipertensos.

Os agentes reivindicam o cumprimento da lei municipal 01/2011, que concede repasse de 30% do incentivo financeiro de R$871,00, enviado ao Município pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura repassa apenas 8%.

A reportagem não conseguiu contato com o prefeito Francisco Vieira, nem com a secretária de saúde, Antenora Coutinho.