A mudança é proposta pelo Sindsaúde, que após ação de sensibilização junto aos deputados estaduais, conseguiu abrir um canal de negociação com o governo para tratar do assunto.
A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, acompanhada das dirigentes representantes dos ACS Fátima Pinto, Lourdes Torres e Océlia Morais, e do assessor jurídico do Sindsaúde, Vianey Martins, participaram de nova reunião no Palácio da Abolição nesta segunda-feira, 19/02, para discutir a proposta de mudança na mensagem do Governo que está na Assembleia Legislativa que trata sobre o adicional de insalubridade da categoria. O Sindsaúde segue defendendo que o nome “adicional de insalubridade” esteja claro na mensagem, evitando problemas na concessão do benefício aos ACS.
Participaram desta reunião o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, além dos deputados Audic Mota, Walter Cavalcante, Carlos Felipe e Júlio Cesar. Na ocasião, foram apresentados os possíveis prejuízos para a categoria caso a mensagem seja aprovada da forma como foi enviada pelo governador Camilo Santana. A proposta do Sindsaúde é mudar na mensagem o termo Gratificação pela Execução de Trabalho em Condições Especiais com Risco de Vida ou Saúde pelo adicional de insalubridade.
Ao final da reunião, o secretário Nelson Martins se mostrou aberto à proposta e se comprometeu a levar a reivindicação da categoria ainda hoje ao governador Camilo Santana. Em apoio aos ACS, os deputados Audic Mota e Julio César concordaram em não colocar a matéria em votação nesta terça-feira, 20/02, como estava previsto. Para a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, o resultado da reunião foi positivo e renova as esperanças dos ACS. O Sindsaúde agradece a todos os parlamentares que mantiveram esforços em apoio à categoria. Além dos presentes na reunião de hoje, os deputados estaduais Joaquim Noronha, Evandro Leitão e Elmano Freitas e o deputado federal Odorico Monteiro, que contribuíram para a abertura dessa discussão antes que a mensagem fosse votada.
Confira a proposta apresentada pelo Sindsaúde que deve estar sendo apresentada ao governador Camilo Santana ainda hoje. Acompanhe nas nossas mídias novas informações sobre o assunto.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará












