Dirigentes do Sindsaúde Ceará estiveram no município e se reuniram com a gestão para cobrar o pagamento em dia e outros direitos dos servidores da saúde.
A presidente do Sindsaúde Ceará, Martinha Brandão, acompanhada das dirigentes Maria Duarte e Verônica Matos, estiveram na Pacatuba, onde se juntaram à diretora Marjory Romão para cobrar da Prefeitura a regularização dos pagamentos dos servidores, que estava em atraso. Após denúncia dos servidores, o município pagou os salários referentes a dezembro passado.
O grupo, acompanhado de representantes dos ACS, da enfermagem e dos motoristas das unidades de saúde do município foram até a Secretaria Municipal da Saúde e, em seguida, até a Prefeitura para cobrar explicações sobre os recorrentes atrasos. A Prefeitura alegou problemas financeiros para pagar os salários em dia e admitiu que os atrasos tem ocorrido desde setembro passado. O Sindsaúde Ceará cobrou que os pagamentos sejam realizados até o quinto dia útil de cada mês.
Em reunião com a chefe de gabinete da Prefeitura, Marjorie Cordeiro, foram tratadas ainda outras pautas, como:
– o pagamento do incentivo financeiro e da parcela adicional dos ACS, considerando que os recursos já estão nos cofres da Prefeitura;
– as taxas de juros altíssimas decorrentes do fim dos convênios bancários para os empréstimos consignados;
– o fornecimento dos EPIs.
Ao final, uma nova reunião com o prefeito foi agendada para esta sexta-feira, 13/01, às 10h, na Secretaria da Saúde da Pacatuba.