Após paralisação, é aprovado por unanimidade o reajuste do piso dos ACS e ACE de Aracati

A mensagem com o novo valor do piso foi encaminhada pelo prefeito à Câmara depois de uma reunião com dirigentes do Sindsaúde após paralisação da categoria no dia 09/04.

Os ACS e ACE de Aracati vão passar a receber o piso salarial de R$1.550,00 a partir do mês de maio. O reajuste do piso da categoria, previsto em lei federal, foi aprovado nesta quinta-feira, 29/04, por unanimidade, na Câmara Municipal de Aracati. De acordo com a mensagem do prefeito Bismark Maia, aprovada pelos vereadores, o novo valor do piso é retroativo a janeiro de 2021 e as diferenças referentes ao reajuste devem ser pagas em duas parcelas em junho e julho próximos.

Quem luta, alcança

ACE de Aracati paralisaram atividades no dia 09/04, cobrando reajuste do piso das categorias ACS e ACE.

No dia 09 de abril, os ACS e ACE de Aracati paralisaram as atividades para pressionar a gestão pelo envio da mensagem para a câmara dos vereadores instituindo o novo valor do piso da categoria para 2021 que é de R$ 1.550,00, conforme Lei Federal.

No dia 12/04, a secretária da saúde de Aracati, Andresa Guedes, recebeu dirigentes do Sindsaúde e foi informada de que o reajuste do piso nacional dos agentes foi anterior ao LC 173 – 2020, que proíbe aos estados e municípios qualquer tipo de aumento e despesa com servidores efetivos. Após esse esclarecimento, ela se comprometeu a levar a demanda do ao prefeito para que o reajuste pudesse ser votado na Câmara Municipal de Aracati.

Confira abaixo a mensagem aprovada pelos vereadores de Aracati:

Aracati - Piso ACS ACE - PROJETO DE LEI Nº 18 2021