Após protesto no Paço Municipal, prefeitura sinaliza que vai implantar novo piso dos ACS-ACE

261

Segundo informações da gestão, a demanda dos ACS e ACE de Fortaleza será atendida. O pagamento do novo piso nacional deverá ser retroativo a maio deste ano.

Reunião da Mesa Setorial, em 26/07/22.

O Sindsaúde Ceará e as demais entidades representativas dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Fortaleza, participaram de reunião da Mesa Central de Negociação, na SEPOG, nesta terça-feira, 26/07, para discutir sobre o reajuste do piso salarial da categoria.

Pela prefeitura, participaram o secretário adjunto do Planejamento, Mario Fracalossi, a secretária adjunta da saúde, Aline Gouveia, e pelos servidores, participaram o Sindsaúde Ceará, representado pelo diretor Quintino Neto, e as entidades Sindifort e Sinasce.

Sobre o cumprimento da Emenda Constitucional 120, que garante o piso dos ACS e ACE no valor equivalente a dois salários mínimos, a prefeitura informou que está finalizando o estudo com a análise dos impactos financeiros e de como será aplicado o reajuste, assegurando o retroativo. Este estudo foi submetido a COGEFOR e, em seguida, a prefeitura deve encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal.

Os representantes da gestão informaram que o novo piso deve ser implantado a partir de 06/05 e as diferenças salariais referentes aos meses de maio, junho e julho, além da primeira parcela do 13º, deverão ser pagas junto com a segunda parcela do 13º, no mês de dezembro.

“Não é favor, é direito. Inclusive o recurso já está nos cofres da prefeitura. E é por isso que estamos pressionando os gestores de todo o Estado para que garantam o pagamento do novo piso”– afirmou Quintino Neto. “No dia 01/08, vamos voltar ao Paço Municipal para cobrar o envio da mensagem à Câmara o mais rápido possível. Queremos o novo piso já no mês de agosto”” – concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here