Assembleia aprova PL que corrige salários e gratificações de servidores da saúde do Estado

A mensagem chegou nesta quarta-feira, 22/12, à noite, à Assembleia Legislativa e foi votada em regime de urgência. Com a aprovação da mensagem do governador Camilo Santana, os servidores do nível médio terão reajuste de 57,39% em 2022.

No início da noite desta quarta-feira, 22/12, o Governador Camilo Santana encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa contendo Projeto de Lei (PL) que reestrutura as tabelas de vencimentos e gratificações dos ATS (auxiliares/técnicos de enfermagem e demais profissões de nível médio). Pela proposta, os ATS terão reajuste de 57,39% no vencimento base (101), a GED retorna para 35%, 50% e 70% e a gratificação de plantão noturno passa de 2,5% para 5% do vencimento base. A ascensão funcional também foi ampliada passando dos 3,5% para 5% do salário base. Todas as mudanças passam a valer a partir de janeiro de 2022.

Outra conquista no texto aprovado diz respeito aos auxiliares/técnicos de patologia, que voltaram a ser enquadrados no nível médio. Para a presidente do Sindsaúde Ceará, Marta Brandão, o PL não é o PCCS que a categoria queria, mas atende boa parte das reivindicações e corrige muitas perdas que a categoria sofreu nos últimos anos. “Não é o PCCS ainda, mas é um avanço importante, que valoriza essa categoria que tanto tem se sacrificado nesses anos de pandemia” – afirmou. “É uma conquista dos servidores que acreditaram na luta para fazer a diferença” – continuou. “Essa reestruturação nos salários e gratificações vem recuperar anos defasagem no salário base desses servidores, que agora certamente terão mais dignidade” – concluiu.

Live sobre o PL da reestruturação dos salários e gratificações dos servidores da saúde do Estado, em 23/12.

Em live nas mídias do Sindsaúde Ceará, dirigentes do Sindsaúde Ceará explicaram com detalhes o teor da mensagem aprovada na AL e esclareceram dúvidas dos servidores. Participaram da transmissão a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, o assessor jurídico, Vianey Martins, e os diretores que também são servidores do Estado, Givana Lopes, Messias Carlos, José Leandro e Valdênia Gurgel.

Confira como esse bate papo sobre a reestruturação dos salários e gratificações dos servidores da saúde do Estado.

Confira o PL completo com todas as mudanças aprovadas nesta quinta-feira, 23/12.