Ato cobra direitos dos motoristas de Pacoti. Nesta terça-feira (3), às 9h

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) realizará manifestação em frente à Secretaria de Saúde de Pacoti nesta terça-feira, 3, às 9h, para cobrar que a Prefeitura cumpra os direitos dos motoristas.

O sindicato já solicitou mediação à Promotoria de Justiça do município de Pacoti para tratar da pauta de reivindicações dos motoristas, cujos direitos como servidores não estão sendo respeitados pelo próprio município. No dia 20 de agosto houve reunião com a secretaria para debater a seguinte pauta:

– Os motoristas trabalham 24 horas e têm 72 horas de descanso, uma jornada que coloca em risco a vida de pacientes, além de passar das 40h/semanais previstas no estatuto do servidor público.

– Ao se deslocarem para fora do município de Pacoti, os motoristas não recebem as diárias previstas no estatuto do servidor público, que para outros servidores são pagas no valor de R$60,00.

– Além disso, o pagamento do adicional noturno não está sendo feito de forma correta.

– Outro problema é que a Secretaria não concede o repouso para alimentação e descanso, fator que agrava ainda mais o risco da profissão e pode colocar em risco o transporte de pacientes.

A secretária de Saúde, Tereza Viana, não apresentou soluções para os problemas durante a reunião, porém, se comprometeu a conversar com o prefeito e o procurador do município para reverter a situação no prazo de dois dias. Para a surpresa do Sindsaúde e dos motoristas, a secretária não foi atrás de solucionar as questões, mas sim de se vingar dos trabalhadores, desvinculando dois deles da Secretaria de Saúde, sem motivo.

Diante disso, buscamos mediação a partir da Promotoria de Justiça para resolvermos a situação dos motoristas e repararmos a injustiça cometida contra os dois servidores, claramente uma medida de retaliação por parte de uma gestão que não está aberta ao diálogo.

Participe da manifestação. Terça-feira, 3, às 9h, em frente à Secretaria de Saúde!