Caminhada da enfermagem marca dia de paralisação da categoria em Fortaleza

Centenas de profissionais ocuparam ruas de Fortaleza, passando por vários hospitais cobrando a implantação do piso da enfermagem.

A concentração foi na Rua Visconde do Rio Brando, em frente ao Hospital Regional da Unimed. As trabalhadoras e trabalhadores da rede particular, da filantropia e do serviço público atenderam ao chamado do Sindsaúde e ocuparam as ruas de Fortaleza em mais uma grande manifestação em defesa do piso da enfermagem.

Do Hospital Regional da Unimed, os manifestantes seguiram para a Avenida Aguanambi, passando pelo Hospital Antônio Prudente, do grupo Hapvida, e seguindo até o Hospital Uniclinic. Empolgados e cheios de energia, os participantes decidiram prolongar o percurso. Após fechar por alguns minutos o cruzamento entre a Avenida Aguanambi e Antônio Sales, eles seguiram pela Avenida Domingos Olímpio, passando pelo IJF e depois concluindo o percurso na Santa Casa de Misericórdia, onde dispersaram.

A caminhada desta quarta-feira, 21/09, fez parte da paralisação nacional da categoria e teve o objetivo de cobrar do Governo Federal e do Congresso Nacional a definição da fonte de custeio para tornar viável o cumprimento da lei 14.434, do piso da enfermagem.  A Lei foi suspensa pelo STF a pedido dos patrões da saúde e deve novamente avaliada pelos ministros do Supremo em novembro próximo, prazo dado para que os entes da área da saúde pública e privada apresentem esclarecimentos sobre os impactos da medida.

Estamos na rua exercendo a cidadania e defendendo a democracia. É nas ruas que vamos mostrar a força da enfermagem contra a força do dinheiro dos patrões, que tanto lucraram às custas do sofrimento de toda a população” – comentou Quintino Neto, diretor do Sindsaúde Ceará. “Vamos continuar mobilizados para pressionar o Congresso e o Governo para que encontrem os meios de custeio para garantir que a Lei 14,434 vigore pra valer” – concluiu.

Uma nova atividade ficou agendada para o dia 30/09. Vai ser uma carreata. A concentração será às 16h, na Praça do Liceu, no Centro de Fortaleza.

Agende-se!

Carretara da Enfermagem

Praça do Liceu do Centro – 30/09, às 16h

Confira registros desta caminhada da Enfermagem, em 21 de setembro de 2022: