Ceará recebe R$ 3,9 milhões para campanhas de vacinação

O Ceará irá receber R$ 3.914.631,20 do Ministério da Saúde para campanhas de vacinação em 2012. O anúncio foi feito pelo Ministério na tarde desta quinta-feira, 29. Os recursos serão repassado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) para aplicação na campanha nacional de multivacinação para os menores de cinco anos de idade, que será realizada pela primeira vez, em agosto. Além disso, o dinheiro também servirá para as campanhas de vacinação contra influenza e raiva animal.

Segundo dados do Ministério, o Ceará receberá R$ 1.728.046,97 para a multivacinação, R$ 1.150.889,77 para influenza e R$ 1.035.694,46 para vacina animal. A divisão dos recursos por município cearense ainda precisará ser decidida entre a Sesa e a secretarias municipais.

Os recursos serão utilizados em infraestrutura (compra de gelo, isopor, combustível para transporte de vacinas e equipes, ajuda de custo para alimentação) e confecção de material informativo.

R$ 81 milhões
Ao todo, o Ministério da Saúde está repassando R$ 81.034.880,82 aos estados brasileiros e o Distrito Federal. O valor é, segundo informações do Ministério, 24% superior ao total de 2011, que foi de R$ 61.748.531,98.

O dinheiro liberado pelo Ministério também será usado no Monitoramento Rápido de Coberturas vacinais (MRC) na mesma população alvo. O MRC consiste em uma averiguação da situação vacinal das crianças (menores de cinco anos de idade) com a verificação o cartão de vacina da criança. Esse trabalho é feito casa a casa, por meio de amostragem.

A campanha de imunização de 2012 terá a vacina pentavalente, que reúne em uma só dose a proteção contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B). Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Calendário:

Campanha contra a Influenza entre 05 e 25 de maio. Dia “D”: 05 de maio.

Campanha de Poliomielite entre dias 16 de junho e 06 de julho. Dia “D”: 16 de junho.

Campanha de multivacinação: entre 18 e 24 de agosto. Dia “D”: 18 de agosto.

Campanha contra a raiva – O governo federal distribui a vacina em todo o Brasil e as campanhas de vacinação em animais são organizadas pelos Estados e municípios de acordo com a necessidade.