Conquista – Motoristas de ambulâncias de Acopiara vão receber insalubridade

Após ação impetrada na Justiça, a administração municipal aceitou acordo com o Sindsaúde e motoristas de ambulâncias de Acopiara passarão a receber adicional de insalubridade de 20%.

Motoristas de ambulâncias de Acopiara, que não recebiam por insalubridade, passarão a receber no percentual de 20%.

O Sindsaúde Ceará compartilha mais uma vitória para trabalhadores da saúde. Desta vez, a conquista é para os motoristas de ambulâncias de Acopiara. Após ação impetrada pelo Sindsaúde na Justiça, cobrando o pagamento do adicional de insalubridade em grau médio, de 20%, a todos os motoristas de ambulâncias, a gestão municipal aceitou fazer acordo com a entidade sindical e vai implantar nas folhas de pagamento da categoria a verba de adicional de insalubridade no percentual de 20%. O acordo, oficializado no último dia 23/09, prevê a implantação da insalubridade no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da homologação do termo conciliatório.

O adicional conquistado terá reflexos em outros benefícios salariais dos trabalhadores, tais como férias e 13º salário, causando, com isso, melhora significativa na remuneração dos mesmos. São beneficiados por esta conquista os motoristas de ambulâncias filiados ao Sindsaúde: Ângelo Máximo de Nascimento, Misael de Lima Ferreira, Raimundo Soares de Lima, Ebert Olinda Cavalcante, Almir Severino Isidorio, Otávio Uchoa de Lima, Napolião de Souza Piancó, Edmilson Uchoa de Lima e Ermauro Moreira de Crispim.

Entenda mais esta conquista

Foi em reunião no município de Acopiara ainda em novembro de 2019 que a diretora regional do Sindsaúde Ceará, Josefa Sobreira, junta ao assessor jurídico, Alan Bezerra, da subsede em Iguatu, estiveram com os motoristas de ambulância daquela municipalidade para tratar do não recebimento da verba de adicional de insalubridade, que deveria ser paga aos mesmos. A partir daí, o Sindsaúde tentou negociar com a administração municipal para regularizar a situação, sem sucesso.

Devido a não negociação administrativa com a Secretaria da Saúde de Acopiara, o Sindsaúde imediatamente impetrou ação de cobrança de insalubridade em grau médio (20%) para todos os motoristas de ambulância concursados do município de Acopiara.

No desenrolar do processo, a entidade sindical requereu audiência conciliatória, realizada no dia 14 de setembro de 2021, quando a prefeitura propôs acordo para pagamento da verba de adicional de insalubridade em seu grau médio para todos os motoristas de ambulâncias de Acopiara. O Processo de nº 0050192-07.2020.8.06.0029 tramita na 2ª Vara da Comarca de Acopiara.

Para Josefa Sobreira, esta é mais uma conquista do Sindsaúde Ceará na subsede de Iguatu. “Esses profissionais tiveram o direito reconhecido e vão poder comemorar essa melhora em suas remunerações” – afirmou.  “Mais uma vez, nossa assessoria jurídica, na pessoa do Dr. Alan Bezerra, garantiu uma conquista aos trabalhadores da saúde” – concluiu.