Dia Mundial da Enfermagem – Sindsaúde é homenageado na Câmara Municipal de Fortaleza

A comenda Gente que Ama a Enfermagem foi concedida pelo Coren Ceará em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira, 12/05.

No dia Mundial da Enfermagem, 12 de maio, o Sindsaúde Ceará foi homenageado com a Comenda Gente que Ama a Enfermagem. A entrega da comenda ocorreu durante solenidade, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, proposta pela vereadora Enfermeira Ana Paula, em requerimento aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A Mesa de Honra contou com a presença da presidente interina do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ceará), Ana Paula Lemos; da secretaria adjunta de Saúde do município de Fortaleza, Aline Gouveia; da presidente do Sindsaúde do Ceará, Marta Brandão; da diretora de Enfermagem do Instituto Dr. José Frota, enfermeira Jaqueline Lima e da vice-presidente do Sindifort, Ana Bianca.

A vereadora Enfermeira Ana Paula presidiu a solenidade e destacou ser esta a primeira vez que uma enfermeira dirigiu uma sessão em homenagem aos profissionais da enfermagem. “Esse é o primeiro passo de uma classe de trabalhadores que sabe onde quer chegar e aprendeu que o caminho da valorização é a política. Representar a enfermagem aqui nessa casa é fruto do desejo de vocês, o mandato é de vocês”, comentou.

Em seguida, ela falou sobre a comenda Gente que Ama a Enfermagem, criada pelo Coren Ceará para homenagear os profissionais e entidades escolhidos pela própria categoria. Ao todo, foram entregues seis comendas. O Sindsaúde Ceará recebeu, através de sua presidenta Martinha Brandão, a comenda na categoria Atuação Sindical. Também foram agraciados:

• Maria Irismar Caetano (Categoria Auxiliar de Enfermagem)
  • José Wellington da Silva Lima (In Memoriam), representado por sua irmã, Márcia Lima (Categoria Técnico de Enfermagem)
  • Ana Kaline Bezerra (Categoria Enfermeiro Assistencial
  • Fernando José de Moura Neto, o Neto Pitaguary (categoria Enfermagem Indígena)
  • Isabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque (Categoria Enfermeira na Área Acadêmica)

A presidente do Sindsaúde Ceará, Martinha Brandão, falou em nome dos homenageados. Ela agradeceu pela homenagem e destacou a importância de reconhecer o papel desses profissionais que tanto se dedicam a salvar vidas. “No momento mais crítico da pandemia, com mortes de colegas quase que diariamente, nós vivemos o luto sem descuidar das lutas para proteger os profissionais que seguiam na linha de frente contra a Covid-19. Além disso, ainda mantemos as negociações para assegurar direitos e garantir mais conquistas através dos acordos e convenções coletivas de trabalho, sempre buscando a merecida valorização da categoria”.

Martinha comentou sobre os desafios enfrentados em decorrência da pandemia. “Não foi fácil, mas nos reinventamos, ampliando as lutas no ambiente virtual, e agora, aos poucos, estamos retomando às ruas, travando novas batalhas, que não param. Chegamos a pensar que depois do reconhecimento da população aos chamados heróis da pandemia, teríamos o reconhecimento também dos patrões, o que não aconteceu” – disse ao se referir às lutas atuais por direitos e salário digno para os trabalhadores da rede particular, que estão em negociação para a Convenção Coletiva de Trabalho.

Por fim, Martinha destacou a mobilização da categoria da enfermagem, com luta e articulações junto aos parlamentares no Congresso Nacional, que possibilitou a aprovação do PL 2564, que institui o Piso Nacional da Enfermagem. Uma conquista que, segundo ela, exige ainda mobilização e pressão pela sanção presidencial. “Sabemos que a sanção presidencial não virá fácil, já que o Partido Novo e o filho do presidente votaram contra a enfermagem e disseram não ao PL 2564” – afirmou, destacando a força e resistência de todos os profissionais representados pelo Sindsaúde Ceará. “Todos são merecedores de valorização e nós vamos nos manter unidos para resistir aos ataques, venham de onde vier. Porque esse é o nosso lema: A saúde resiste, a enfermagem resiste!” – concluiu.