Em assembleias virtuais, trabalhadores do Hapvida aprovam proposta de ACT para 2021

Em assembleias nesta quarta-feira, 11/08, e quinta-feira, 12/08, os empregados do Grupo Hapvida aprovaram a proposta. O reajuste será de 5,45% e as empregadas tiveram assegurado o direito à licença por violência doméstica.

Depois de muitos impasses e atraso nas negociações com o Sindsaúde Ceará, finalmente o Hapvida apresentou proposta de Acordo Coletivo de Trabalho para 2021. A mesma foi submetida à análise dos empregados em assembleias virtuais realizadas nos dias 11 e 12/08. A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, acompanhada do assessor jurídico, Vianey Martins, e da diretora Marli Pereira, realizaram a apresentação da proposta, aprovada pela categoria, que tem data base em janeiro.

Confira os principais pontos do Acordo:

REAJUSTE SALARIAL: 5,45% para quem tem remuneração de até R$ 6.433,57 (teto de contribuição da previdência). Este reajuste será retroativo a janeiro de 2021 e será pago sob a forma de abono salarial na folha de agosto de 2021.

VALE-ALIMENTAÇÃO: será de R$ 13,00, a partir de julho de 2021, portanto, reajuste de 18%. Atualmente, o vale alimentação é de 11,00, por dia trabalhado.

AUXÍLIO BABÁ: passa de R$136,50 para R$150,00(+9,90%), por filho de até seis anos de idade, sem necessidade de comprovação de despesas.

AUXÍLIO CRECHE: será de R$ 160,00.

ASCENSÃO DE AUXILIARES PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. Os atuais auxiliares de enfermagem que são habilitados como técnicos de enfermagem, no COREN, irão receber o piso de técnico de enfermagem a partir de dezembro de 2021. Quem encaminhará a documentação para o HapVida  será o Sindsaúde Ceará. De 23 de agosto a 30 de outubro, os atuais auxiliares que tenham registro no COREN como técnicos de enfermagem devem preencher um requerimento e entregar na sede do sindicato ou aos diretores do sindicato, acompanhado de cópia legível do comprovante de inscrição no Coren Ceará. Em novembro, o sindicato vai entregar esta documentação ao HapvIda e a partir da folha de pagamento de dezembro haverá a implantação do piso de técnico de enfermagem. O piso de auxiliar de enfermagem será de R$ 1.195,80 e o de técnico de enfermagem será de R$ 1.288, 59.

LICENÇA POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: proposta feita pelo Sindsaúde desde as negociações de 2020, acatada pela gestão do Hapvida, garante às empregadas, vítimas de violência doméstica, licença de, no mínimo, dois dias, sem prejuízo na remuneração. A medida, além de representar mais apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, tem por objetivo encorajar as vítimas a denunciar formalmente os agressores. Os casos de violência doméstica aumentaram com o confinamento imposto pela pandemia.

TAXA DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO. Nos meses de outubro e novembro de 2021, haverá a cobrança de R$ 30,00, a título de taxa de negociação coletiva de trabalho. Os associados ao sindicato não pagarão esta taxa. O empregado tem a opção de se opor à taxa de negociação coletiva, no período de 01 a 08 de setembro de 2021, no horário das 8 às 17h, por meio de requerimento individual protocolizado na Sede do Sindicato laboral, em Fortaleza/CE, na Rua Padre Mororó, nº 670, ou nas subsedes de Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu ou ainda por carta individual postada nos Correios, conforme Ordem de Serviço n. 1, de 24 de março de 2009, do M.T.E.