Em frente ao Palácio do Governo, Sindsaúde e ACS Estaduais realizam mobilização pela extensão dos direitos estatutários e reajuste salarial

95

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todo o Estado do Ceará, juntamente ao Sindsaúde, realizaram uma mobilização nesta manhã, 07 de março, em frente ao Palácio do Governo, em busca da extensão de seus direitos estatutários e de um reajuste salarial conforme a Emenda Constitucional 120 (EC 120).

Diante da pressão, uma comissão de servidores e diretores do Sindsaúde Ceará foi recebida no Palácio pelo Secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho.

Durante a reunião, o secretário informou que uma minuta para o reajuste está pronta para ser encaminhada à Assembleia Legislativa, porém, não pôde garantir que será implantada nesta folha de pagamento, podendo ocorrer somente na folha do mês seguinte. Sobre a preocupação principal da automatização do reajuste nos próximos anos, conforme estipula a EC 120, o secretário do Governo afirmou que levará a questão ao governador, desta forma, o Sindsaúde solicitou acesso ao texto da mensagem antes que a mesma seja encaminhada para assembleia legislativa.

Quanto à extensão dos direitos estatutários, o Sindsaúde elencou uma série de direitos essenciais que ainda não foram estendidos aos ACS, sejam eles de natureza social, previdenciária ou econômica. O secretário informou que já houve os estudos do impacto financeiro e que haverá novas rodadas de negociações com o governador para definir, de início, quais direitos serão encaminhados.

 

A luta dos ACS continua, e uma nova reunião está agendada para o dia 18 de março no Palácio do Governo, onde espera-se uma resposta mais definitiva por parte do governo em relação às demandas apresentadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here