Servidores do concurso de 2015 tiveram as faltas pelos dias de greve descontadas no contracheque.
A presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, acompanhada do diretor Quintino Neto, do assessor jurídico, Vianey Martins, e da servidora da saúde, Carolina Martins, estiveram na manhã desta sexta-feira, 12/11, na Secretaria Municipal da Saúde, para tratar sobre as demandas dos servidores de Fortaleza em luta pela Educação Permanente. Na reunião, a secretária Ana Estela tratou sobre as faltas dos servidores durante a greve, realizada em outubro passado. Ficou acordado que o valor descontado das faltas em decorrência da greve poderá ser ressarcido através de compensação, da seguinte forma:
Quem tem folga adquirida – poderá trocar duas folgas pelo ressarcimento de uma falta;
Quem não tem folga adquirida, mas vai atuar na Campanha de Vacinação(sábados) – poderá trocar um dia de trabalho na campanha pelo ressarcimento de uma falta;
A proposta inicial da prefeitura era compensar um dia de falta com três folgas, o que foi rejeitado pelo Sindsaúde Ceará. Ficou acordado ainda que o servidor poderá escolher fazer ou não a compensação.
Ressarcimento por desconto no descanso semanal
A gestão municipal assegurou que só contará como dia de greve aqueles ocorridos entre segunda e sexta-feira. Sendo assim, o que foi descontado pelos dias de descanso semanal será reembolsado aos servidores.
O ressarcimento das faltas para quem optar pela compensação deve ser feito já na folha de dezembro, com pagamento em janeiro de 2022. Com relação à implantação da Educação Permanente com isonomia para todos os servidores, a secretária informou que há um grupo de trabalho interno discutindo um novo formato para a Educação Permanente com isonomia. No entanto, não foi informado como seria este novo formato.
Parabéns pelo processo de iniciativa de NEGOCIAÇÃO. A luta é árdua e só se consegue com esforço. Não podemos desistir da educação permanente JA.