Enfermagem cearense aprova calendário de mobilizações e greve por tempo indeterminado

A categoria disse sim à proposta apresentada pela Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem. As mobilizações vão continuar pelo mês de março e, caso a lei 14.434 não vigore, a greve será iniciada.

Em assembleia realizada na Praça José de Alencar, nesta sexta-feira, 10/03, a enfermagem cearense aprovou a proposta de entrar em greve caso a Lei do Piso da Enfermagem não entre em vigor até o final do mês de março. “Vamos continuar realizando ações para manter a enfermagem unida e forte para pressionar o Governo Federal e o STF para que a nossa lei entre em vigor. Caso isso não aconteça ainda neste mês de março, nossa decisão será parar as atividades por tempo indeterminado a partir do dia 10 de abril” – explicou Martinha Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará, uma das entidades que compõe a Frente Cearense pela Valorização da Enfermagem, que é composta também pelo Senece e Sindifort.

Dia de Paralisação

Antes da assembleia, profissionais deixaram o plantão nos hospitais para se concentrarem na Praça José de Alencar desde às 7 horas da manhã. O ato fez parte da programação pelo Dia Nacional de Paralisação da Enfermagem.  Logo que a estrutura foi montada, guardas municipais, acompanhando fiscais da Prefeitura de Fortaleza, ameaçaram desmontar a estrutura, mas diante da resistência das trabalhadoras, maioria de mulheres, desistiram de cumprir a ordem do prefeito. A resistência contou com o apoio fundamental da vereadora Enfermeira Ana Paula e do vereador Ronivaldo Maia, que compareceram ao local e intervieram para que a estrutura fosse mantida.

O ato seguiu pacificamente. Durante todo o dia, foram disponibilizados gratuitamente à população testes de glicemia e aferição de pressão. A programação teve ainda karaokê, aula de dança e show de humor.

A partir de agora, a orientação das entidades sindicais é manter a categoria mobilizada e unida para participar das próximas atividades, já agendadas:

14/03 – Audiência pública na Câmara Federal

28 a 30/03 – Mobilização nacional em Brasília

O movimento da enfermagem é para cobrar a entrada em vigor da Lei do Piso da Enfermagem, suspensa pelo STF. A solução apresentada é a publicação de uma Medida Provisória do Governo Lula, que assegure a fonte de recursos para os pagamentos. A outra medida que pode fazer a lei vigorar é a derrubada da liminar no STF.

Houve paralisação com ato dos profissionais da enfermagem também em Iguatu.