A categoria está mobilizada pela manutenção da Lei 14.434, do Piso da Enfermagem. Uma assembleia será realizada para decidir sobre os rumos da luta da categoria.
Depois do ato que reuniu milhares de profissionais da enfermagem na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, na última sexta-feira, 09/09, a categoria volta às ruas na quarta-feira, 14/09, para mais uma manifestação em defesa do Piso da Enfermagem, assegurado na Lei 14.434, de 2022.
O Sindsaúde Ceará, junto à Frente Cearense Pela Valorização da Enfermagem, quer sensibilizar os ministros do STF pela manutenção da Lei 14.434, fruto de muita luta e mobilização da categoria há mais de trinta anos. Desde o dia 09/09 até o dia 16/09, os ministros do STF estão votando sobre a liminar que suspendeu os efeitos desta lei. Os ministros querem a garantia de uma fonte de custeio para o pagamento dos pisos previstos da Lei 14.434, para que o incremento na remuneração dos profissionais não acarrete fechamento de leitos, principalmente na saúde pública. Essa fonte de custeio deve ser definida pelo Congresso Nacional.
“A gente acredita que a Lei 14.434 vai vigorar sim. Mesmo que sejam necessárias outras medidas para garantir o pagamento dos profissionais, essa conquista está garantida e não haverá retrocesso” – afirmou o presidente interino do Sindsaúde Ceará, Messias Carlos. “Vamos continuar na luta para que essa conquista efetivamente chegue na remuneração desta categoria, que saiu da invisibilidade nesses anos de pandemia” – afirmou.
A liminar suspendendo os efeitos da Lei 14.434, de 2022, que instituiu os pisos da enfermagem, atendeu demanda dos patrões que tem feito de tudo para não dá à enfermagem brasileira o seu devido valor.
Ato em defesa da Lei 14.434, do Piso da Enfermagem
Quarta-feira, 14/09, às 9h da manhã
Praça da Bandeira, em Fortaleza