Enfermagem volta às ruas em defesa do piso salarial

A categoria está mobilizada pela manutenção da Lei 14.434, do Piso da Enfermagem. Uma assembleia será realizada para decidir sobre os rumos da luta da categoria.

Ato realizado em 09/09 em defesa do Piso da Enfermagem, em Fortaleza.

Depois do ato que reuniu milhares de profissionais da enfermagem na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, na última sexta-feira, 09/09, a categoria volta às ruas na quarta-feira, 14/09, para mais uma manifestação em defesa do Piso da Enfermagem, assegurado na Lei 14.434, de 2022.

O Sindsaúde Ceará, junto à Frente Cearense Pela Valorização da Enfermagem, quer sensibilizar os ministros do STF pela manutenção da Lei 14.434, fruto de muita luta e mobilização da categoria há mais de trinta anos. Desde o dia 09/09 até o dia 16/09, os ministros do STF estão votando sobre a liminar que suspendeu os efeitos desta lei. Os ministros querem a garantia de uma fonte de custeio para o pagamento dos pisos previstos da Lei 14.434, para que o incremento na remuneração dos profissionais não acarrete fechamento de leitos, principalmente na saúde pública. Essa fonte de custeio deve ser definida pelo Congresso Nacional.

“A gente acredita que a Lei 14.434 vai vigorar sim. Mesmo que sejam necessárias outras medidas para garantir o pagamento dos profissionais, essa conquista está garantida e não haverá retrocesso” – afirmou o presidente interino do Sindsaúde Ceará, Messias Carlos.  “Vamos continuar na luta para que essa conquista efetivamente chegue na remuneração desta categoria, que saiu da invisibilidade nesses anos de pandemia” – afirmou.

A liminar suspendendo os efeitos da Lei 14.434, de 2022, que instituiu os pisos da enfermagem, atendeu demanda dos patrões que tem feito de tudo para não dá à enfermagem brasileira o seu devido valor.

Ato em defesa da Lei 14.434, do Piso da Enfermagem

Quarta-feira, 14/09, às 9h da manhã