Falta de segurança, denunciada pelo SINDSAÚDE, causa mais uma fatalidade

A violência atingiu um novo nível de gravidade no Instituto José Frota (IJF). Um funcionário do hospital foi alvejado durante um tiroteio ocorrido dentro da unidade, enquanto outro trabalhador foi decapitado. O incidente, que aconteceu nos corredores do IJF, expõe uma realidade alarmante: a falta de segurança nos equipamentos de saúde e o descaso da gestão Sarto com a proteção de seus trabalhadores e população.

O Sindsaúde Ceará, tem denunciado repetidamente a falta de medidas de segurança em unidades públicas de saúde. Após o tiroteio no IJF, a diretoria do sindicato iniciou uma apuração para entender o ocorrido e confirmou que terceiros invadiram o hospital, iniciando um tiroteio que resultou na morte de um funcionário e no assassinato brutal de outro. Este incidente não é isolado, mas sim um reflexo da crescente insegurança que permeia o setor de saúde pública de Fortaleza.

A postura negligente da gestão Sarto em relação à segurança tem sido tema de reivindicações do Sindsaúde por um longo tempo. O sindicato já notificou essa situação ao Ministério Público do Trabalho (MPT) denunciando o perigo constante ao qual os trabalhadores estão expostos. Além disso, o assunto foi discutido em mesas de negociação com a gestão, mas nenhuma medida concreta foi tomada para resolver o problema. A ausência de ações efetivas da administração só aumenta a sensação de insegurança entre os profissionais de saúde, que trabalham sob constante ameaça.

O resultado dessa omissão é uma comunidade de trabalhadores assustada, que muitas vezes hesita em ir ao trabalho devido ao risco de violência. O medo e a ansiedade têm impactos diretos na prestação de serviços à população, afetando a qualidade do atendimento e, em última análise, comprometendo a saúde pública como um todo. Os trabalhadores do IJF, que deveriam estar focados em salvar vidas, agora temem por suas próprias.