Fnaras e Sindsaúde realizam seminário e fazem novas articulações pela aprovação das PEC 14 e 22

O seminário foi realizado de forma híbrida com participações presenciais e virtuais, com transmissão ao vivo pelas mídias do Sindsaúde Ceará e Fnaras.

Representantes dos ACS e ACE de várias regiões do Estado do Ceará participaram do Seminário Cearense pela Unidade dos ACS e ACE. O evento, realizado pelo Sindsaúde e Fnaras, aconteceu no dia 26/08 na sede do Sindsaúde Ceará, em Fortaleza. Os participantes foram recebidos com café da manhã. Todos os cuidados foram tomados para garantir a proteção de todos. Além do teste negativo para Covid, exigido dos participantes, houve aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool a 70% disponibilizado em todos os ambientes do evento.

O seminário contou com a presença de cerca de cem representantes das categorias. Quem não pode estar presente, garantiu a participação pelas mídias sociais. Só a transmissão da programação da manhã do evento teve mais de 40 compartilhamentos pela página do Sindsaúde Ceará no Facebook, além de comentários, inclusive com perguntas sobre os temas debatidos.

O evento foi aberto pela presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, que deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a força das categorias dos ACS e ACE nas lutas por mais conquistas. O diretor do Sindsaúde Ceará, Quintino Neto, que também é dirigente do Fnaras, comandou o seminário, se revezando nas apresentações com a presidente do Fnaras, Valda Pereira, e com a assessora jurídica, Elane Alves. Entre os temas pautados, as PECs 14 e 22, o Previne Brasil, o PQA-VS, os contratos temporários e os cursos técnicos para as categorias.

Na ocasião, teve espaço ainda para a valorização do talento de uma ACS de Fortaleza, Yane Caracas, que cantou para o público no intervalo para o almoço. Também teve sorteio de camisetas da campanha pela aprovação das PECs 14 e22.

Fnaras e Sindsaúde fazem articulações na AL/CE

Dirigentes do Sindsaúde e Fnaras foram à Assembleia Legislativa na sexta-feira, 27/08, para articular apoios de deputados estaduais às pautas do ACS e  ACE. A presidente do Sindsaúde Ceará, Marta Brandão, a presidente do Fnaras, Valda Pereira, e assessora jurídica da entidade, Elane Alves, concederam entrevista à TV e à Rádio Assembleia.

Elas(eles) participaram de reunião com os deputados Carlos Felipe, Diego Barreto e Julinho, líder do governo  na Assembleia.  A presidente e a assessoria jurídica do Fnaras,  Valda Pereira e Elane Alves, comentaram sobre a importância do apoio dos parlamentares às PECs 14 e 22, que tratam da desprecarização e reajuste dos ACS e ACE.

ACS e ACE de vários municípios tiveram a oportunidade de falar sobre os seus anseios e desafios no dia a dia da profissão. Entre os municípios representados, Caucaia, Baturité, Pacatuba, Crateús, Iguatu, Caririçu, Tianguá, Pindoretama, Monsenhor Tabosa, Varjota, Maracanaú, Quixelô, Sobral e Fortaleza.

O líder do governo na Assembleia, deputado Julinho, se comprometeu a requerer uma manifestação de apoio dos deputados estaduais à aprovação das PECs 14 e 22. O gesto foi celebrado pelas representações dos ACS e ACE presentes. O deputado Diego assegurou que vai ajudar nas articulações junto à Câmara Federal e o deputado Carlos Felipe se comprometeu a intermediar articulações junto ao governador do Maranhã, Flávio Dino, em busca do apoio de deputados federais.

Confira os melhores momentos do seminário