Forquilha pagará piso dos ACS e ACE e mantém o repasse do incentivo financeiro

Em negociação no dia 2 de setembro, o prefeito de Forquilha, Gerlásio Martins de Loiola, garantiu o pagamento do piso salarial de R$1.014,00 aos 30 agentes comunitários de saúde (ACS) e 20 agentes de combate a endemias (ACE) do município. Os trabalhadores já receberão o valor no próximo dia 10 de outubro.

Outra boa notícia é que não haverá nenhuma alteração no repasse do incentivo financeiro, que hoje é de 40% para os ACS e ACE do município.

“Isso só foi possível graças ao esforço conjunto da assessoria jurídica do Sindsaúde e do jovem prefeito de Forquilha, que sentou conosco para fazer as contas”, afirma a diretora regional do sindicato, Solange Ponte.

Para cumprir o piso dos ACS e ACE, a prefeitura vai retirar R$19 mil por mês de seu orçamento próprio. Forquilha deu o exemplo e passou a cumprir a lei do piso para todos, sem mexer no repasse do incentivo.

O Sindsaúde parabeniza a mudança de atitude do prefeito Gerlásio, pois o prefeito anterior, que tinha o apelido de pitbull, sequer recebia o sindicato e tinha muita raiva dos agentes.

Estavam presentes à reunião o prefeito de Forquilha e seu assessor jurídico, a secretária de Saúde, a coordenadora dos ACS e, pelo Sindsaúde, os diretores Solange Ponte e Airton Faustino, ACS de Forquilha, o assessor jurídico e a presidente da Associação dos ACS de Forquilha, Maria Ivonete de Lima.