Frotinha suspende cirurgias

174

O Frotinha do Antônio Bezerra cancelou as cirurgias, durante a manhã de ontem, por falta de abastecimento de água. A unidade só voltou a ser abastecida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) por volta das 13 horas. Quem chegava ao hospital para fazer cirurgia de emergência tinha de ser transferido para outra unidade. Ninguém no Frotinha soube informar quantos procedimentos deixaram de ser realizados. À tarde, os procedimentos foram realizados normalmente.

Esta é a segunda vez, apenas em outubro, que o abastecimento de água no Frotinha é interrompido. Na primeira vez, conforme publicado no último dia 10, o abastecimento foi suspenso durante a madrugada. O hospital teve de solicitar ao Corpo de Bombeiros que fizesse o reabastecimento da cisterna do prédio.

De acordo com funcionários do hospital, o problema não teria ocorrido apenas duas vezes. “Semana passada aconteceu. É um transtorno. O centro cirúrgico não funciona. Não tem como dar banho nos pacientes”, disse uma funcionária que preferiu não se identificar.

Segundo o médico Ivan Nogueira, coordenador da equipe que estava ontem no Frotinha, não havia, durante a interrupção do fornecimento, como fazer cirurgias, porque nem os instrumentos podiam ser corretamente esterilizados. “O aparelho trabalha com vapor. Como fazer a cirurgia sem material esterilizado?”, questionou. Lavar as mãos também não é possível, apontou. Uma enfermeira contou que para higienizar, quando falta água, só com o álcool em gel. Entre os procedimentos que não foram alterados, ela citou as consultas clínicas e os curativos.

Um dos responsáveis pela manutenção do hospital, Denis Pinho informou que a Cagece explica que o problema resulta da baixa pressão na rede de distribuição. Pinho disse ainda que a Cagece estaria abastecendo o hospital e a região onde fica a unidade somente nos dias ímpares. “Estão tentando resolver o problema, mas ainda não resolveram.” O Frotinha consome, em média, quatro mil litros de água por hora. Existe uma cisterna com capacidade para 15 mil litros e uma caixa que armazena 25 mil litros de água. 

Fonte: O Povo