Governo anuncia criação de 1.623 bolsas em 2013

179

O Ministério da Saúde anunciou a criação de 1.623 bolsas de residência médica para 2013. O número corresponde a 15% de todas as vagas existentes no País: 10.434 para o primeiro ano de curso. As bolsas serão para 19 especialidades consideradas prioritárias e com carência de profissionais, como radiologia e medicina de família.

Além das vagas para medicina, o ministério anunciou a criação de outras 1.270 bolsas de residência para profissionais de saúde, como enfermeiros e fisioterapeutas. Para os cursos de residência nas duas áreas serão aplicados R$ 82,7 milhões em 2013.

 

A ampliação nas vagas de residência é uma das estratégias adotadas pelo ministério para tentar aumentar a oferta de médicos no País. De acordo com a Pasta, a média brasileira é de 1,8 profissional para cada mil habitantes. Uma proporção bem menor do que a apresentada, por exemplo, na Alemanha (3,6) ou Portugal (3,9). Além de uma proporção considerada baixa, o ministério diz ser preciso reduzir a desigualdade no País. Na Região Norte, a relação é de 0,9 médico por mil habitantes.

A expansão faz parte do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas do Pró-Residência Multiprofissional.

Número


2,8 mil
 é o valor mensal da bolsa de residência médica oferecida pelo Ministério da Saúde.