Greve na saúde – Servidores da saúde de Fortaleza decidem parar atividades a partir de 20/09

697

Os servidores do nível médio da saúde de Fortaleza, do concurso de 2015, decidiram em assembleia, na tarde desta quarta-feira, 15/09, entrar em greve por tempo indeterminado. A primeira atividade da agenda de greve está definida. Vai ser uma mobilização em frente à SMS na segunda-feira, 20/09, às 9h da manhã.

Diante da resposta negativa da prefeitura à demanda dos servidores da saúde do concurso de 2015, a categoria decidiu em assembleia na tarde desta quarta-feira, 15/09, por unanimidade, entrar em greve por tempo indeterminado.

A assembleia ocorreu um dia após reunião com a gestão municipal de Fortaleza, em que os sindicatos foram informados que a inclusão dos concursados de 2015 na Política de Educação Permanente de Fortaleza não seria viável.  Atualmente, estra política já é praticada com os demais servidores da saúde tanto do nível médio como do nível superior.

Ao todo, são cerca de 600 profissionais do nível médio, nas funções de auxiliar e técnico em saúde bucal e técnico de enfermagem, sendo esses últimos atuando no momento na campanha de imunização contra a Covid-19. Esses trabalhadores lutam pelo direito de se qualificar dentro do horário de trabalho, como já ocorre com os demais colegas, que podem destinar oito horas da jornada de 40 horas semanais à qualificação.

“Ignorar a demanda desta categoria, tão sacrificada durante a pandemia da Covid-19, mostra o quanto essa gestão é insensível com os trabalhadores da saúde” – comentou a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão. “Além de não termos o tempo destinado à nossa qualificação, não tivemos reajuste salarial neste ano e ainda somos obrigados a se desdobrar para dar conta de diferentes funções no mesmo turno” – desabafa a técnica de enfermagem Silvania Lopes. “Está clara a necessidade de realizar concurso público e não sonegar direitos dos trabalhadores para sobrecarrega-los ainda mais” – concluiu Marta Brandão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here