Homologado ACT entre Sindsaúde e Hapvida

Os novos valores dos pisos, salários e benefícios entram em vigor neste mês de julho, sendo retroativos a janeiro de 2020.

Depois de muitos impasses, com direito a ato em defesa dos trabalhadores em frente ao Hospital Hapvida, as negociações avançaram e o Sindsaúde Ceará e HapVida assinaram Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) na segunda-feira,13/07. O ACT estabelece reajustes nos salários, auxílio creche/babá, vale alimentação e auxílio funeral.

Pisos salariais

Todos os pisos salariais tiveram reajuste acima da inflação. O menor reajuste no piso salarial foi de 5,2% e o maior foi de 9,5%. O INPC, de janeiro a dezembro de 2019, foi de 4,48%. Confira os novos pisos salariais, válidos a partir de janeiro de 2020:

Reajuste Salarial

Para os empregados com salário inferior a R$ 6.101,07, o reajuste salarial será de 4% aplicado sobre o salário de dezembro de 2019. Para quem ganha salário acima desse valor, o reajuste será de 2,5%.

Auxílio creche

Passa a ter o valor de R$ 158,95. Este benefício é concedido às empregadas que tenham filho até 72 meses de idade, extensivo também às mães adotivas e aos empregados do sexo masculino (pai viúvo, separado judicialmente ou divorciado) que tenham a guarda do filho com situação atestada pela Justiça.

Ajuda de Custo Babá

No valor de R$ 136,50. Até hoje, o valor deste benefício era diferenciado para empregadas e empregados, sendo R$130,00 para mulheres e R$ 55,00 para homens. Conforme celebrado neste acordo, o valor passa a ser o mesmo para ambos, sendo pago até que a criança complete 72 meses de idade. É extensivo à mãe adotiva e aos empregados do sexo masculino (pai viúvo, separado judicialmente ou divorciado) que tenham a responsabilidade do filho com situação atestada pela Justiça. Para ter direito a este benefício, basta que a(o) empregada(o) apresente ao setor de Recursos Humanos a certidão de nascimento da criança ou o documento que comprove a adoção ou ainda, no caso de empregado do sexo masculino, o documento que comprove a guarda da criança.

Diferenças salariais e de benefícios

Os reajustes entram em vigor em julho, sendo retroativos a janeiro de 2020. As diferenças salariais decorrentes desses reajustes nos pisos, demais salários e benefícios como Auxílio Creche e Ajuda de Custo Babá, serão creditadas em três parcelas, nas folhas de pagamento de outubro a dezembro de 2020.

Vale-alimentação

Teve reajuste de 12,29%. Passa a ser de R$ 10,50, a partir de 1º de julho e de R$11,00.

Taxa de Negociação Coletiva

A taxa de negociação coletiva, que ajuda a manter financeiramente a entidade sindical, possibilitando que as lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores do nível médio da saúde sejam mantidas, será paga em duas parcelas de R$ 25,00, nas folhas de pagamento de outubro e de novembro de 2020. Contribuir com a ação do sindicato é ter a garantia de contar com uma entidade que atua mesmo diante da crise para proteger o direito de quem mais está sendo sacrificado nesta pandemia contra o novo Coronavírus.

Para os que, mesmo assim, desejarem se opor, o período para oposição à primeira parcela da taxa será de 03 a 07 de agosto de 2020 e de 01 a 07 de outubro para os que se opuserem à segunda parcela. O empregado poderá apresentar a carta de oposição na sede do sindicato laboral em Fortaleza, na Rua Padre Mororó, 670, Centro, ou na subsede do Cariri, Rua Dom Pedro II, 257 – Centro – Crato.

A quem se aplica este ACT

O Acordo Coletivo assinado com o grupo HapVida aplica-se aos empregados das empresas Hapvida Assistência Medica Ltda, Hospital Antonio Prudente Ltda, Hapvida – Participações e Investimentos S/A, Canadá Administradora De Bens Imóveis Ltda, Ultra Som Servicos Médicos Ltda, Vida & Imagem Radiologia e Diagnostico Ltda e Haptech Soluções Inteligentes Ltda, representados pelo Sindsaúde Ceará.

Clique aqui e confira o Acordo Coletivo de Trabalho.