Manifestação na Fundação Ana Lima cobrará Convenção 2012 da Filantropia

No próximo dia 11, às 6h30, o Sindsaúde realizará ato na Fundação Ana Lima, em Maracanaú, para cobrar o fechamento da Convenção 2012 dos trabalhadores da Filantropia.

Desta vez, o setor filantrópico está enrolando a Convenção mais do que nunca. A última reunião de negociação ocorreu ainda em 7/3, quando o Sindicato das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Ceará (Sindhef) ofereceu R$ 633,00 para o piso de auxiliar de enfermagem, ou seja, uma diferença de apenas R$ 11,00 em relação ao salário mínimo. No ano passado, esta diferença era de R$ 38,00.

Os técnicos de enfermagem lutam para que seja criado um piso. Até 2011, essa demanda dos funcionários nem sequer era aceita. Agora, o sindicato patronal propõe o valor de R$651,00, considerado baixo pelos trabalhadores.

Insatisfeitos com as propostas patronais, os funcionários de hospitais filantrópicos decidiram continuar as mobilizações. Em abril, o Sindsaúde realizou atos na Santa Casa de Fortaleza e de Sobral e também no Instituto do Câncer.

“Não vamos dar trégua aos patrões até que fechem uma boa Convenção, que atenda os anseios dos trabalhadores”, disse a secretária geral do Sindsaúde, Marta Brandão.

No setor Privado, por exemplo, a Convenção foi fechada no início de março e os pisos ficaram em R$660,00 para auxiliares de enfermagem e R$700,00 para técnicos.

Manifestação realizada na Santa Casa de Fortaleza, em abril.

Sindsaúde protesta na porta da Santa Casa de Fortaleza